Descrição de chapéu Filmes mostra de cinema

Oscar convida Billie Eilish, Selton Mello e brasileiros para votarem no prêmio

Metade da lista, que ainda tem Bruno Barreto e Jeferson De, é formada por estrangeiros, mostrando esforço pela diversidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Selton Mello, Bruno Barreto, Jeferson De, Emílio Domingos, Sara Silveira, Ilda Santiago e Waldir Xavier são os novos brasileiros convidados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para se tornarem membros da instituição. Com isso, eles passam a poder votar, anualmente, no Oscar.

A lista de 397 novos membros foi divulgada nesta terça-feira e metade dela é formada por pessoas que não são americanas. Ao todo, 54 países foram contemplados, sendo que 44% dos convidados são mulheres e 37%, não brancos, mostrando o esforço da Academia para diversificar seu quadro de associados.

O ator Selton Mello na série 'Sessão de Terapia' - Divulgação

Mello, conhecido por papéis na televisão e no cinema, incluindo em filmes estrangeiros como "Trash - A Esperança Vem do Lixo", foi convidado para fazer parte do ramo de atores da Academia. Barreto, de "O Que É Isso, Companheiro?", e De, de "Doutor Gama", para o de diretores.

Domingos, que dirigiu "Favela É Moda" e "A Batalha do Passinho", representará o país entre os documentaristas, e Silveira, que produziu "As Boas Maneiras", entre os produtores. Santiago, diretora do Festival do Rio, se junta ao grupo de executivos e Xavier, de "Central do Brasil", ao de técnicos de som.

Se aceitarem o convite, eles entrarão numa vasta lista de brasileiros que inclui, entre outros, Wagner Moura, Alice Braga, Carlinhos Brown, Petra Costa, Kleber Mendonça Filho, Walter Carvalho, Rodrigo Santoro e Karim Ainouz, que se tornaram membros em anos anteriores.

Os convites são feitos anualmente e divididos conforme o ramo da Academia ao qual o convidado, caso aceite a associação, se filiará. Assim, eles se tornam elegíveis para ajudar a decidir quem será indicado e, depois, quem vencerá cada categoria do Oscar.

Na lista deste ano ainda aparecem nomes como os de Billie Eilish e Finneas O’Connell, que venceram recentemente uma estatueta na categoria de canção original. Também estão nela os recém-premiados Ariana DeBose e Troy Kotsur, a executiva da Disney Dana Walden e os atores Jamie Dornan, Jessie Buckley, Robin de Jesus, Vincent Lindon, Jesse Plemons, Kodi Smit-McPhee e Anya Taylor-Joy.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.