Descrição de chapéu Cinema

Peter Dinklage vive Cyrano de Bergerac com nanismo em musical de Joe Wright

Filme que leva o nome do personagem no título fez ator lembrar de 'Game of Thrones', com seu clima de fantasia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cyrano de Bergerac foi consagrado como um eterno romântico, um tanto marginalizado na sociedade francesa do século 17 por causa de seu nariz desproporcional, como o dramaturgo Edmond Rostand frisou em sua peça ficcional a partir da vida do escritor. Foram várias as adaptações para as telas desde então, com José Ferrer e Gérard Depardieu usando uma prótese no rosto —o narigão era o motivo de o personagem achar que seus amores jamais seriam correspondidos.

Ao adaptar o clássico francês, no entanto, Erica Schmidt queria que o isolamento do protagonista fosse mais realista, extrapolando as fantasias de um nariz claramente feito de borracha. Ao assistir à nova montagem teatral, Joe Wright comprou a ideia e resolveu levá-la também ao cinema, preservando o Cyrano dos palcos –Peter Dinklage, astro da série "Game of Thrones", que tem nanismo.

Haley Bennett e Peter Dinklage em cena do filme "Cyrano", de Joe Wright
Haley Bennett e Peter Dinklage em cena do filme "Cyrano", de Joe Wright - Peter Mountain/Divulgação

"Eu gosto de pensar que esse personagem poderia ser interpretado por qualquer um, independentemente de altura. O importante para mim era me livrar daquele nariz", diz Wright, acostumado aos dramas de época após realizar filmes como "Desejo e Reparação" e "Orgulho e Preconceito". "Eu queria que pudéssemos nos relacionar com ele de outra forma, que a história tivesse mais complexidade do que um nariz grande."

"Cyrano" chega agora ao streaming depois de ser adiado diversas vezes, pular os cinemas brasileiros e torcer por uma indicação ao Oscar de melhor ator que não veio. Além de Dinklage, o filme também preserva a protagonista feminina da peça apresentada na off-Broadway há três anos, Haley Bennett.

Ela vive o alvo do amor não correspondido do personagem-título, Roxanne. Intelectualizada e romântica, se derrete quando começa a receber cartas de um soldado recém-chegado à sua cidade. Mas a verdade é que Cyrano, também militar e poeta, escreve as correspondências. Por achar que seu amor jamais será correspondido é que ele decide ajudar o jovem Christian, que também se interessa por ela.

"Desde o nascimento do cinema, histórias românticas, pelo menos nos Estados Unidos, foram monopolizadas por pessoas brancas e bonitas. Agora nós estamos vivendo em tempos muito interessantes, porque esse não é mais o caso, o mundo está muito mais complexo e nós precisamos ouvir todas as histórias de amor", diz Dinklage, que diz sempre ter se incomodado com o fato de atores com uma beleza padrão serem chamados para usar uma prótese e viver o protagonista.

"As pessoas bonitas não monopolizaram o amor em si. O amor é universal. Eu sei que gostamos de ir ao cinema para ver gente bonita, mas há muitas outras histórias por aí e elas precisam ser contadas. Eu acho que ‘Cyrano’ é uma delas."

Mas o novo filme não foi pensado para ser um reflexo direto da nossa sociedade e de seus dilemas. A ideia era que "Cyrano" parecesse uma fantasia e, para isso, foi transformado em musical, com canções criadas pela banda americana de indie rock The National. Com frequência, os diálogos sérios da trama são subvertidos em canções perdidamente românticas e coreografias lúdicas e complexas.

"A peça original do Rostand tem vários monólogos longos que falam sobre sentimentos, o nariz ou qualquer outra coisa. Eu sentia que isso jamais funcionaria num filme contemporâneo, então o que fizemos foi substituir esses monólogos por números musicais", afirma Wright. "O The National tem uma tradição de fazer canções sobre desejo e romance, então isso casou com a intimidade que queríamos dar para a história."

Foi uma novidade interessante para um cineasta que tantas vezes filmou histórias de décadas ou até séculos atrás. Dinklage, por outro lado, já está acostumado com a fantasia, graças aos anos de "Game of Thrones", que ele acredita ter feito tanto sucesso por uma semelhança com "Cyrano" –ambos têm questões mundanas muito bem fundamentadas, o que torna dragões e roupas de época, por exemplo, meros detalhes em meio a disputas familiares, romances intensos ou buscas por vingança.

"Mas no geral filmes de época são quase como fantasias, porque você tem que vestir roupas estranhas, andar a cavalo e lutar com espadas. É um trabalho que também te transporta", diz.

Cyrano

  • Onde Disponível para aluguel e compra no Apple TV+ e Microsoft
  • Classificação 14 anos
  • Elenco Peter Dinklage, Haley Bennett e Ben Mendelsohn
  • Produção EUA/Reino Unido/Canadá, 2021
  • Direção Joe Wright
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.