Descrição de chapéu Livros

Silviano Santiago retira candidatura à ABL e se diz 'desestimulado e triste'

Autor de 'Machado' era favorito à cadeira deixada por Lygia Fagundes Telles; Jorge Caldeira deve ser eleito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O crítico literário Silviano Santiago, que tinha status de favorito a ocupar a cadeira número 16 da Academia Brasileira de Letras após a morte de Lygia Fagundes Telles em abril, tomou a decisão de se retirar da disputa.

Segundo ele afirma a este repórter, foi uma escolha de "foro íntimo". "Achei melhor retirar minha candidatura. Aos 85, me sentia desestimulado e triste. Foi uma decisão de foro íntimo. De mim para comigo."

silviano santiago
Silviano Santiago na cerimônia de entrega do prêmio Jabuti em 2017 - Mastrangelo Reino/Folhapress

Para ocupar a vaga deixada por uma das principais escritoras brasileiras, era esperado que se elegesse um profissional da literatura como Santiago, também autor celebrado de romances como "Em Liberdade", "Stella Manhattan" e "Machado".

A saída do crítico da corrida surpreendeu os membros da Academia, em especial porque o prazo para inscrição de candidaturas para a eleição que acontece em 7 de julho já se encerrou.

Há outros dez postulantes formais à cadeira, e o candidato que agora reúne mais simpatia dos acadêmicos é o jornalista Jorge Caldeira, especialista em história econômica e biógrafo de Noel Rosa e do visconde de Mauá.

O mais recente escolhido para integrar a Academia Brasileira de Letras foi o professor catarinense Godofredo de Oliveira Neto, eleito em junho para a vaga do acadêmico Candido Mendes.

As eleições anteriores, algumas delas bastante rumorosas, foram marcadas por se desviar da literatura stricto sensu para abarcar outros ofícios de forma mais abrangente —uma tendência que poderia ser interrompida com a agora inviabilizada eleição de Santiago.

Desde novembro, a atriz Fernanda Montenegro, o músico Gilberto Gil, o médico Paulo Niemeyer Filho, o advogado José Paulo Cavalcanti e o economista Eduardo Giannetti da Fonseca foram escolhidos para ocupar cadeiras na Casa de Machado de Assis.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.