Streaming: Filmes para ver a dois no Dia dos Namorados

Leia a edição da newsletter Maratonar, com sugestões do que assistir nas plataformas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Com a friaca à vista para o final de semana, que tal investir em um Dia dos Namorados mais caseiro (e econômico) neste domingo (12)?

Abra o vinho, prepare o fondue e escolha um filminho da seleção abaixo para ver ou rever. Não tem escolha errada —mas a aposta mais certa é "Harry & Sally".

E se você não quer nada disso, tem também uma série nova inspirada em conto de Stephen King entre as novidades.

Casablanca
Durante a Segunda Guerra, o exilado Rick Blaine (Humphrey Bogart) comanda uma casa noturna em Casablanca, no Marrocos, enquanto ajuda clandestinamente alguns refugiados. Ali reencontra sua grande paixão do passado (Ingrid Bergman), agora casada, cujo marido é procurado pelos nazistas e pede sua ajuda. Um dos principais clássicos do cinema e vencedor do Oscar de filme, direção e roteiro está completando 80 anos —e o filme recebe uma singela homenagem em "Harry & Sally - Feitos um para o Outro".
HBO Max (102 min.)

Com Amor, Simon
Um adolescente de 17 anos leva uma vida tranquila e prefere manter a homossexualidade em segredo. Tudo começa a mudar quando se apaixona por um colega da escola, ao mesmo tempo em que é chantageado por alguém que descobre seu segredo. O romance teen deu origem à série "Com Amor, Victor", também disponível no Star+.
Star+ (110 min.)

O Casamento do Meu Melhor Amigo
Julianne (Julia Roberts) recebe um telefonema do ex-namorado dizendo que vai se casar, e pedindo que ela participe da cerimônia. Ao conhecer a adorável noiva (Cameron Diaz), ela resolve fazer de tudo para separar o casal.
HBO Max (105 min.)

Harry & Sally - Feitos um para o Outro
Esta é a melhor comédia romântica de todos os tempos e filme de cabeceira deste humilde escriba. De 1989, é tão bom que fez Billy Crystal parecer um bom partido. Ele é Harry, que conhece Sally (Meg Ryan) ao racharem as despesas de uma viagem para Nova York. Eles se odeiam, mas se reencontram tempos depois, ficam amigos e depois se apaixonam (não há spoilers para filmes de 1989). Ótimo roteiro de Nora Ephron e direção de Rob Reiner. Além de cenas que se tornaram cult (como a de Meg Ryan fingindo orgasmo no restaurante), tem excelente trilha sonora, com clássicos de Louis Armstrong, Frank Sinatra, Ray Charles e Harry Connick Jr.
Prime Video (96 min.)

Cena do filme "Harry e Sally" (1989), de Rob Reiner, na lanchonete Katz - Reprodução

Um Lugar Chamado Notting Hill
William (Hugh Grant), pacato dono de uma livraria em Notting Hill, em Londres, tem um encontrão com uma famosa atriz de Hollywood (Julia Roberts). Apesar do estilo de vida completamente diferente, os dois ensaiam um romance, mas a agenda profissional e a vida glamourosa dela são um grande empecilho. Rendeu a famosa frase "apenas uma garota, parada na frente de um rapaz…".
Star+ (124 min.)

As Pontes de Madison
Um experiente fotógrafo da National Geographic está de passagem por Iowa para retratar as pontes de Madison, quando conhece uma dona de casa cuja família viajou. Romance maduro com dois ícones do cinema, Clint Eastwood (também diretor) e Meryl Streep (que foi indicada ao Oscar, claro).
HBO Max

Quatro Casamentos e um Funeral
Comédia romântica de grande sucesso que foi indicada para Oscar de melhor filme e colocou Hugh Grant no mapa de Hollywood. O filme acompanha o solteirão simpático e um tanto relapso Charles e seu grupo de amigos em alguns casamentos no Reino Unido. Em um deles, ele conhece e se apaixona por uma americana (Andie MacDowell), mas praticamente só consegue reencontrá-la nas outras cerimônias.
Prime Video (117 min.)

Razão e Sensibilidade
Depois da morte do patriarca da família Dashwood, as irmãs Elinor (Emma Thompson) e Marianne (Kate Winslet) vão morar em um chalé afastado em meio a dificuldades financeiras. A salvação poderia vir com um casamento entre Marianne e um apaixonado coronel, mas ela prefere esperar pelo jovem Willoughby. Elinor, por sua vez, prefere não alimentar esperanças com o já compromissado Edward (Hugh Grant, sempre ele). Emma Thompson ganhou um Oscar pelo roteiro, adaptado da obra de Jane Austen.
Disponível na Netflix (136 min.)

Sabrina
Filha do chofer da rica família Larrabee, Sabrina (Julia Ormond) tem uma paixão não correspondida pelo caçula da mansão, o conquistador David (Greg Kinnear). Depois de passar dois anos em Paris, ela retorna como uma mulher sofisticada, e David finalmente se sente atraído por ela. O problema é que ele está de casamento marcado e o rompimento pode causar prejuízos a um grande negócio que seu irmão, o sisudo Linus (Harrison Ford), está prestes a fechar. Assim, Linus resolve conquistar Sabrina para manter o casamento do irmão e o negócio intactos. Essa versão de 1995 é divertida, mas a clássica, com Audrey Hepburn e Humphrey Bogart, também está no Prime (mediante pagamento extra de R$ 4,90).
Prime Video (128 min.)

Sintonia de Amor
Depois de "Harry & Sally", Meg Ryan foi definitivamente coroada como a "namoradinha da América" no filme de 1993, com direção e roteiro de Nora Ephron, que chegou recentemente no streaming da HBO. Ela faz uma jornalista que se apaixona por um viúvo de Seattle (Tom Hanks) depois de ouvir, em programa de rádio, o depoimento em que ele descreve a relação com a falecida mulher. Impulsionada pelos sinais que vê no clássico "Tarde Demais para Esquecer", ela tenta encontrá-lo. A beleza do filme é que o "casal" passa praticamente todo o longa sem contracenar, algo impensável para uma comédia romântica.
HBO Max (105 min.)

+Dica bônus
Mensagem para Você
Com o sucesso de "Sintonia", o trio Nora Ephron (diretora/roteirista), Meg Ryan e Tom Hanks se reuniu novamente neste longa inspirado em "A Loja da Esquina" (1940), mas sem o mesmo charme do filme anterior. A relação é meio conturbada porque o novo negócio dele, uma livraria megastore, ameaça o dela, uma pequena e simpática livraria de esquina. Acidentalmente, ambos se encontram num chat de bate-papo no qual usam pseudônimos e ignoram a identidade do outro. O longa homenageado aqui é "O Poderoso Chefão". E se você gostar muito da química Hanks/Ryan, a HBO também tem o bobão "Joe contra o Vulcão" (1990), primeiro filme com a dupla.
Disponível na HBO Max (119 min.)

O que tem de novo

Chapelwaite
Após a morte de sua mulher, o capitão Charles Boone (Adrien Brody) resolve aceitar a herança de um primo e se muda com os filhos para a casa batizada de Chapelwaite na pequena Preacher’s Corners, no Maine. O sobrenome Boone é considerado maldito na cidade e reponsável por todas as desgraças locais, incluindo a doença que tem vitimado alguns habitantes. Ao mesmo tempo, Charles começa a perceber fatos estranhos na casa. A série é baseada no conto "Jerusalem’s Lot", de Stephen King, e já teve sua segunda temporada recentemente aprovada.
HBO Max (10 episódios)

Ms. Marvel
Fãs do universo Marvel podem se divertir com essa série que deve fazer mais sucesso com o público teen, mas que vai ter ligação com o próprio filme da Marvel nos cinemas —assim como "WandaVision" ganhou um gancho em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura". A série traz a primeira heroína de origem muçulmana, a jovem Kamala Khan (Iman Vellani), de 16 anos, que é fanática pelos Vingadores, sofre bullying na escola em Jersey City e está em crise com a família de origem paquistanesa, amorosa, porém muito tradicional. Ao usar um bracelete antigo, ela ganha superpoderes. Por enquanto, apenas o primeiro episódio está disponível.
Disney+ (1 de 6 episódios)

Cena de série em que uma menina vestida com um traje vermelho ergue o punho direito do qual emana uma névoa roxa
Cena da série 'Ms. Marvel', disponível na Disney + - Divulgação

Dica de graça

7º Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+
Com 27 filmes (10 longas), o festival destaca obras que abordam lutas das pessoas LGBTQIA+, como combate à homofobia, descoberta da identidade, lutas por direitos iguais etc. Traz filmes de países como Bélgica, Alemanha, Itália, Portugal, África do Sul e Brasil.
Até quarta (15), em sescsp.org.br/cinemalgbtqia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.