Descrição de chapéu RFI

Anitta faz do Festival de Jazz de Montreux um baile funk com coreografia de 'Envolver'

Na 56ª edição do evento europeu, artista brasileira cantou em quatro línguas e pôs a plateia para rebolar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Valéria Maniero
Montreux (Suíça) | RFI

De Honório Gurgel para Montreux. Do subúrbio do Rio de Janeiro para um dos maiores palcos da música, a cantora Anitta representou o Brasil este ano no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. O célebre festival, que já acolheu Elis Regina, João Gilberto, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia, entre outros nomes da música brasileira, desta vez ferveu com Anitta.

A brasileira, que cantou mais de 20 sucessos em quatro línguas, pôs a plateia para rebolar, levando o funk para um dos eventos mais tradicionais do verão europeu. Neste ano, quando acontece a 56ª edição, estão previstos 500 shows e atividades em 13 palcos, alguns deles gratuitos.

Não foi o caso do show da "Poderosa" —brasileiros e portugueses, que formaram a maior parte do público da cantora ontem, pagaram 92 francos suíços pelo ingresso, algo em torno de R$ 500.

Cantora brasileira Anitta em show durante o Festival de Roskilde, na Dinamarca - Torben Christensen - 29.jun.22/AFP

Tinha muito "de Brasil iá iá" na apresentação da cantora. No telão, referências ao país nas imagens de favela e do calçadão da praia. E também na plateia, que gritou o nome dela antes de o show começar. "Anitta, cadê você, eu vim aqui só pra te ver" e "mais um" no fim, mas a cantora não voltou.

Com um modelito preto, de óculos escuros, que ela tirava e colocava de acordo com a música, Anitta balançou o corpo e as bandeiras do Brasil, da Suíça e de Portugal em cima do palco. Na plateia, gente fazendo o "quadradinho", rebolando até o chão e gritando "linda", "gostosa".

Numa rede social, Anitta agradeceu a todos pelo show e destacou a presença da artista Shania Twain, que "dançou horrores", segundo a brasileira, e ainda foi ao camarim fazer foto. A cantora disse também que o show foi "mara" e que estava muito feliz.

'Ela conseguiu tirar o funk do Brasil e trazer para esse país'

As amigas Ana Carla da Silva e Maíra Arruda Nascimento, que trabalham na Suíça como esteticista e babá, respectivamente, contaram à RFI o que a cantora significa para elas. As duas foram de trem para a cidade do festival e, no meio da viagem, ainda davam um retoque no visual —unhas postiças vermelhas eram coladas em cima das delas, sem esmalte.

"Anita representa as mulheres brasileiras, na música, na dança, no rebolado. E eu estava querendo muito dançar", disse Silva.

Já Arruda Nascimento "ficou louca atrás do ingresso, mas graças a Deus conseguiu comprar". É que eles esgotaram e ela quase ficou sem assistir ao show. "Eu tô aqui, tô muito feliz, porque a Anitta, para mim, é representatividade. Ela também conseguiu tirar o funk do Brasil e trazer para esse país", afirmou.

A suíça Julia Mercanton, que mora em Montreux, foi ao show com a amiga brasileira Gabriela Gomes de Lima e era só elogios à cantora. À RFI, ela disse em francês que Anitta "é uma grande artista". "Eu gosto muito da música dela e da sua dança", acrescentou.

Brasileira sente orgulho da cantora

Renata Lobo Barbey, de 37 anos, que é de Goiânia e está há quase 20 anos na Suíça, foi de trem para Montreux com a família. Ela levou dois filhos, de seis e 12 anos, e o marido suíço para verem o show de Anitta. Por ter uma doença rara e ser cadeirante, Lobo Barbey ficou num lugar reservado a pessoas com mobilidade reduzida. Cantou o tempo todo e fez fotos e vídeos com o celular.

Para ela, "ver uma brasileira no Montreux Jazz, uma pessoa que saiu da favela, que lutou tanto, dá muito orgulho". "Todo mundo estava muito animado, parecia, realmente, um baile funk. Todo mundo dançando, cantando as músicas, uma energia assim inigualável. Eu amei", disse Lobo Barbey.

"A energia do show foi uma coisa assim de outro mundo. A gente não viu passar. Na hora em que ela cantou a última música, eu falei 'o quê?'. Já? Quero mais!", acrescentou.

Como acompanha Anitta "há uns dez anos", Lobo Barbey esperava que a cantora fosse interagir mais com o público, mas isso não tirou o brilho do espetáculo, segundo a brasileira.

"Imaginava que ela fosse falar 'tudo bem, gente, é um prazer estar aqui'. Ela só falou 'obrigada, Brasil; obrigada, Portugal; obrigada, Itália; obrigada Suíça'. Não é que deixou a desejar, não sei se era pela questão do tempo do show, que estava bem cronometrado, mas ficou assim com gostinho de quero mais. Porque a gente esperou tanto, e a gente só teve um 'obrigada'", disse ela, rindo.

O que Anitta representa

À RFI, Renata Lobo Barbey descreveu o que a cantora significa para ela. "Para mim, ela sempre chamou atenção porque não tinha medo do julgamento, do que as pessoas iriam pensar dela. Usou o corpo, o que ela tinha, para ter visibilidade e chegar aonde chegou. Uma mulher visionária, muito inteligente e à frente do seu tempo. Hoje mesmo, ela cantou em quatro línguas, italiano, espanhol, português e inglês, e isso a gente vê raramente. Então, para mim, é um orgulho ver uma mulher brasileira que saiu da favela e chegar aonde ela chegou, que quebrou vários tabus e continua quebrando. Quem julgou dez anos atrás, hoje está sendo obrigado a aplaudir."

Segundo Lobo Barbey, "aquela menina funkeira está cantando aqui na Suíça, no Montreux Jazz Festival, um dos melhores". "E a gente está tão desiludido com o Brasil, com a política, com a economia, os rumos que o Brasil está tomando nesses últimos anos, que ela está dando alegria", destacou.

Lobo Barbey tem a impressão de que Anitta está unindo de novo o povo com sua música. "Parece coisa assim aleatória, mas a alegria do povo brasileiro junto, ali, para mim foi assim, é isso que eu quero para o meu país, alegria de novo", disse. "Hoje em dia, a gente só tem a Anitta para nos alegrar, infelizmente, e ela nos uniu hoje, aqui em Montreux", concluiu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.