Descrição de chapéu Livros Bienal do Livro

Bienal do Livro de São Paulo retorna lotada de autores pop e com público apertado

Evento reuniu figuras como Thalita Rebouças, Paula Pimenta e Mauricio de Sousa, da Turma da Mônica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os livros se reencontraram com as multidões paulistanas na volta pós-pandêmica da Bienal do Livro, que abriu as portas na manhã deste sábado de sol inclemente para uma fila quilométrica.

A impressão é de que a demanda por um evento como esse estava represada e, ao se soltar de uma vez, provocou não só acotovelamento nas editoras mais disputadas —muitas, como a Rocco, a Record e a Intrínseca, oferecendo experiências imersivas para os fãs de seus livros—, mas também longas demoras para quem queria comer ou se aliviar no banheiro.

Jovens se reúnem para comprar livros na Bienal do Livro de São Paulo, realizada no Pavilhão de Exposições do Expo Center Norte
Jovens se reúnem para comprar livros na Bienal do Livro de São Paulo, realizada no Pavilhão de Exposições do Expo Center Norte - Adriano Vizoni/Folhapress

Durante a tarde, havia gente sentada no chão a cada metro do pavilhão —mesmo com uma área maior do que o Anhembi, casa da última edição presencial em 2018, e um número de estandes um pouco menor, reduzidos de 197 para 182.

O que soa como despreparo da organização pode ser matizado também pelo dia ensolarado, que animou famílias a saírem de casa, e pelo fato de o primeiro dia de Bienal do Livro ser tradicionalmente o mais concorrido e programar atrações de peso.

Desde o começo das atividades, as pessoas que se agrupavam em torno do Expo Center Norte davam a volta no quarteirão e faziam sofrer os monitores encarregados de orientar os ônibus de excursão e motoristas que chegavam a pagar R$ 55 de estacionamento.

O aperto de quase todos os corredores era ainda mais inevitável para ver as grandes estrelas do dia —os autores, que angariam verdadeiras turbas naquele que talvez seja o único evento brasileiro em que escritor é tratado como astro de rock.

O quinteto Thalita Rebouças, Babi Dewet, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Luiza Trigo falou pela manhã sobre a sensação de ver seus livros adaptados para as telas e gerou gritos de emoção genuína de um público formado, em sua maioria, por adolescentes com adoração por suas obras do gênero young adult.

Aos 86 anos, Mauricio de Sousa esteve na mira de uma quantidade de fotos e aplausos que não faria feio a Paul McCartney —a cada vez que o quadrinista mencionava um personagem da Turma da Mônica, que certamente ajudou a ensinar boa parte daquela plateia reunida a ler, as reações eram efusivas, de um afeto palpável no ar.

Tudo isso acontecia enquanto escritores de talentos distintos e público menos massivo falavam em diversos outros espaços do pavilhão, de Valter Hugo Mãe discutindo Saramago com José Luís Peixoto e Socorro Acioli a José Falero debatendo a literatura nas periferias com Luana Rabetti —Ferréz estava programado para esta mesa e não pôde aparecer.

A Bienal do Livro continua até o domingo que vem, dia 10, com uma programação que mistura nomes pop como Xuxa e Lázaro Ramos a escritores premiados como Paulina Chiziane e Jeferson Tenório.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.