Deputado do PL aciona Aras contra Bebel Gilberto por pisar na bandeira do Brasil

Cantora pisou em símbolo nacional num show nos Estados Unidos, e imagem ganhou repercussão com perfis bolsonaristas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O deputado federal bolsonarista Ubiratan Sanderson, do PL, entrou com representação na Procuradoria-Geral da República contra Bebel Gilberto após a cantora pisar na bandeira nacional num show recente nos Estados Unidos.

A cantora Bebel Gilberto durante show em São Paulo, em 2010
A cantora Bebel Gilberto durante show em São Paulo, em 2010 - Leticia Moreira/Folhapress

O vídeo em que a artista pisa e dança em cima da bandeira do Brasil ganhou repercussão neste fim de semana após uma série de perfis bolsonaristas divulgarem o registro. O fato ocorreu na última terça-feira durante um show da filha de João Gilberto e Miúcha.

A cantora recebeu de um fã um mastro com a bandeira durante a apresentação no Guild Theatre, na cidade de Menlo Park, na Califórnia. Ao pegar o objeto, a artista o pôs no chão e sambou sobre o símbolo nacional.

Na representação, que ainda não foi protocolada segundo a PGR, Sanderson caracteriza a artista como filha de João Gilberto e sobrinha de Chico Buarque e diz que "os gestos protagonizados pela representada também remetem ao movimento de quem usa o pavilhão nacional como pano de chão".

Ele evoca a Lei 5.700, de 1971, para afirmar que o ato constitui contravenção penal passível de multa. De acordo com a lei, a cantora pode ser processada e, se condenada, terá de arcar com uma multa que pode chegar ao valor de R$ 4.400. O Brasil não prevê pena de prisão para o caso de violação de um símbolo nacional. ​

Bebel Gilberto escreveu um post na noite do último sábado, no qual se desculpa e se diz arrependida por ter dado "de presente para a extrema direita uma imagem com a qual poderiam destilar o seu ódio repugnante e o seu falso patriotismo".

"Essa gente que sequestrou os símbolos nacionais e corrói a democracia brasileira com o seu projeto autoritário de poder", escreveu ela. "Foi por esse motivo que soltei o nome do inominável no meu gesto impulsivo no palco."

Procurada, a assessoria de Bebel Gilberto não respondeu até a publicação da reportagem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.