Descrição de chapéu Televisão Maratona

Enquanto 'Elvis' não chega, veja filmes sobre astros da música no streaming

Leia edição da newsletter Maratonar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Em cartaz nos cinemas, "Elvis" é o mais novo exemplar de uma recente onda de cinebiografias de estrelas do rock, como "Rocketman", sobre sir Elton John, ou "Bohemian Rhapsody", com a trajetória de Freddie Mercury e do Queen.

O próprio Elvis Presley já foi alvo de várias séries, como a documental "Elvis Presley: The Searcher", produzida pela HBO e que foi exibida na Netflix, mas que atualmente não está em nenhum dos dois catálogos; ou a minissérie de ficção "Elvis", de 2005, com Jonathan Rhys Meyers, também indisponível nos canais sob demanda.

Abaixo, listo uma seleção de filmes e séries que retratam astros da música.

Beastie Boys Story

O cultuado diretor Spike Jonze conduz este documentário que traz cenas de arquivo e entrevistas em formato de stand-up, em um palco, com os três integrantes do grupo de rap, que fez fama nas décadas de 1980 e 1990.
Disponível na Apple TV+ (119 min.)

Bohemian Rhapsody
Cinebiografia traz a trajetória de Freddie Mercury (Rami Malek) e sua ascensão ao lado do grupo Queen desde os anos 1970. Sem se aprofundar muito, o filme trata também da vida amorosa de Mercury, que demorou para assumir sua homossexualidade. O título remete à cultuada música do grupo, muito criticada na época do lançamento, mas que foi redescoberta no filme "Quanto Mais Idiota Melhor" (1992). Leia a crítica da Folha.

Disponível na Netflix e Star+ (134 min.)

Queen + Adam Lambert - O Show Deve Continuar
O documentário musical mostra a difícil busca dos remanescentes do Queen por um vocalista que pudesse substituir Freddie Mercury. Busca que terminou quando o grupo conheceu Adam Lambert, participante derrotado na final do reality American Idol.
Disponível na Netflix (85 min.)

Coleção Remastered
Ótima coleção disponível na Netflix com oito documentários com cerca de uma hora cada um, que traz recortes específicos de astros da música. Um dos melhores é "Nixon e o Homem de Preto", que mostra quando o rebelde Johnny Cash foi convidado para um show na Casa Branca nos anos Nixon; ou "Who Shot the Sheriff?", sobre um atentado contra Bob Marley em 1976.
Disponível na Netflix (8 documentários com cerca de 60 min. cada um)

Genius: Aretha Franklin
Depois de temporadas sobre Albert Einstein e Pablo Picasso, o terceiro ano de "Genius" é dedicado à cantora Aretha Franklin, a rainha do soul. A série mostra o esforço de Aretha para impor sua poderosa voz à indústria fonográfica e a relação da artista com o pai, pastor e ativista. Cynthia Erivo foi indicada para os principais prêmios da TV pela sua interpretação.
Disponível no Star+ (8 episódios)

Respect - A História de Aretha Franklin
Lançado direto no streaming, o longa acompanha a trajetória da cantora desde sua infância, quando começou a cantar no coro da igreja, até o estrelato, focando mais em sua carreira. Reza a lenda que a própria Aretha escolheu Jennifer Hudson (Oscar de coadjuvante por "Dreamgirls") para interpretá-la.
Disponível no Prime Video (145 min.)

Get Back
O diretor Peter Jackson, da hexalogia "O Senhor dos Anéis", parte de mais de 50 horas de imagens e outras 200 de áudio para montar esta série documental em três episódios, que somam pouco menos de 8 horas de corte final. O registro acompanha os momentos finais dos Beatles, em janeiro de 1969, quando Paul, John, George e Ringo ensaiavam —com momentos de tensão— para o que seria um programa de TV, o que logo foi descartado. O último episódio, com o famoso show no telhado da gravadora do grupo, foi exibido recentemente em algumas salas Imax. Leia a crítica na Folha.
Disponível na Disney+ (3 episódios)

Johnny & June
O filme acompanha a carreira da lenda da música country Johnny Cash (Joaquin Phoenix), retratando o difícil relacionamento com o pai e o vício em anfetaminas e álcool, que acabou com seu primeiro casamento. Para se recuperar, ele teve a ajuda da também cantora June Carter (Reese Witherspoon), que conheceu durante uma turnê.
Disponível no Star+ (136 min.)

La Bamba
Sucesso do cinema nos anos 1980, o filme traz a história do adolescente Ritchie Valens (Lou Diamond Phillips), descendente de mexicanos que teve ascensão meteórica após compor uma música para a namorada que se tornou hit, "Donna". O longa foca ainda na conturbada relação com o ciumento irmão mais velho.
Disponível na Netflix (108 min.)

Não Estou Lá
Um aviso na tela logo no início dá a letra de que não se trata de uma cinebiografia clássica: "Inspirado nas canções e muitas vidas de Bob Dylan". Assim vemos seis atores diferentes, incluindo Christian Bale, Heath Ledger e Cate Blanchett, revezando-se nas diferentes facetas de Dylan (mas nenhum personagem se chama Bob), do ídolo folk ao símbolo da contracultura.
Disponível no Belas Artes à la Carte (135 min.)

Rocketman
A relação complicada com a mãe desde a infância, a parceria com seu principal compositor, a fama, os excessos e os amores com homens e mulheres permeiam esta ótima cinebiografia de Elton John (Taron Egerton, que canta as músicas) em formato de musical.
Disponível na Netflix e Star+ (121 min.)

Tina - A Verdadeira História de Tina Turner
"What’s Love Got To Do With It" é o título original da cinebiografia (e também de uma música) de Tina Turner, que foca nas décadas de abuso do marido e parceiro de palco Ike Turner contra a cantora —antes de ela iniciar a bem-sucedida carreira solo. Mesmo sendo uma produção de uma subsidiária da Disney, o filme não doura a pílula na hora de mostrar as constantes surras que Tina levava, incluindo uma cena de estupro.
Disponível no Star+ (118 min.)


O que tem de novo

María Marta, o Assassinato no Country Club
Série de "true crime" inspirada em um caso que chocou a Argentina. Em 2002, Maria Marta foi encontrada morta na banheira de sua casa, em um condomínio de classe média-alta. Marido e amigos limparam a cena do crime antes da chegada da polícia, que logo constatou que ela foi assassinada com tiros na parte de trás da cabeça. O marido é condenado, mas, nove anos depois, uma mulher ainda tenta elucidar o assasssinato por meio de seu blog. A série intercala passado e presente para mostrar contradições na investigação.
Disponível na HBO Max (8 episódios)

Medida Provisória
Sucesso nacional de público no ano, com cerca de 450 mil espectadores, o filme marca a estreia de Lázaro Ramos na direção. A ação se passa num futuro próximo, quando um governo autoritário decreta um uma medida provisória que obriga os cidadãos com melanina acentuada (termo usado no lugar de negro ou afrodescendente) a retornarem para a África. A lei provoca perseguições e resistência, como a de um advogado negro (Alfred Enoch) que está isolado com o primo (Seu Jorge) no apartamento, enquanto a mulher, uma médica grávida (Taís Araújo), busca abrigo nas ruas. Leia a crítica na Folha.
Disponível na Globoplay (94 min.)

Persuasão
Inspirado na obra homônima de Jane Austen, o filme traz a história de Anne, mulher persuadida pela família de origem nobre a romper o noivado com o homem que ama, que está na marinha. Anos depois, a família dela está com dificuldades financeiras enquanto ele reaparece como um rico capitão, porém, magoado pelo abandono do passado, o que causa alguns desencontros. Como em vários exemplos recentes ("Fleabag", para citar um), a protagonista Dakota Johnson quebra a quarta parede ao conversar com a câmera, na tentativa de criar uma interação com o espectador.
Disponível na Netflix (107 min.)

Quem É Ghislaine Maxwell?
Para quem não lembra, a socialite inglesa Ghislaine Maxwell era a parceira do bilionário Jeffrey Epstein, que foi preso por abusar sexualmente de centenas de adolescentes e ainda fazer tráfico sexual —com a ajuda de Ghislaine, que aliciava as jovens, mas que demorou anos para ser responsabilizada pelos crimes. Foi ela, por exemplo, que apresentou o amigo príncipe Andrew, também acusado de abuso, a Epstein. Nesta minissérie, os diretores tentam traçar um perfil de Ghislaine, passando pelos colegas de Oxford e pela relação com o pai, um magnata da mídia que perdeu a fortuna.
Disponível na HBO Max (3 episódios)

Jeffrey Epstein - Poder e Perversão (dica bônus)
A série da Netflix dá mais voz às vítimas e tenta reconstruir o passado de abuso e tráfico sexual de Jeffrey Epstein, contra centenas de adolescentes. E como a Justiça e o FBI foram omissos diante do caso que envolvia um bilionário com fortes ligações políticas.
Disponível na Netflix (4 episódios)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.