Filmes e séries que exploram o espaço para ver no streaming

Leia edição da newsletter Maratonar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde "Viagem à Lua", dirigido por Georges Méliès em 1902 (sim, 1902), o cinema adora explorar o espaço. Mas apenas chegar à Lua já não parece tão ficção assim, a não ser que seja para se instalar em uma base pertinho do mar da Tranquilidade.

A seleção abaixo mostra algumas viagens a até mais longe, muitas vezes motivadas pela escassez de recursos naturais na Terra. A lista tentou deixar de fora as óbvias e variadas versões derivadas de "Star Trek" ou "Star Wars" –e quase conseguiu.

Sandra Bullock, à esquerda, e George Clooney, à direita estão flutuando no espaço no papel de seus personagens em "Gravidade". Eles se encaram e vestem roupas brancas de astronauta. Ao fundo da imagem é possível ver uma parte do planeta Terra.
Sandra Bullock e George Clooney em cena de 'Gravidade' - Divulgação

Ad Astra - Rumo às Estrelas

Em um futuro no qual a Lua já é fartamente povoada pelos terráqueos, um astronauta recebe uma missão e vai até o fim do sistema solar para desvendar um mistério que ameaça a vida na Terra e pode ter relação com uma missão malsucedida no passado, tripulada pelo seu pai. Brad Pitt faz o papel do viajante solitário em filme dirigido por James Gray. Leia a crítica na Folha.

Disponível no Star+ (123 min.)

Alien, O Oitavo Passageiro

Antes de retornar à Terra, uma nave mineradora se desvia de sua rota para investigar sinal recebido de um asteroide. Lá, um dos sete tripulantes é atacado por uma criatura e volta para a nave com o embrião alienígena, pondo todos em perigo. O primeiro filme, de 1979, dirigido por Ridley Scott e estrelado por Sigourney Weaver, tornou-se um clássico e rendeu várias sequências, todas disponíveis no mesmo streaming, incluindo "Prometheus". Leia a crítica na Folha

Disponível no Star+ (117 min.)

Away

Astronauta americana (Hilary Swank) é requisitada para comandar a primeira missão espacial internacional tripulada para Marte, com duração de três anos, deixando para trás o marido e a filha adolescente. Logo no início, um acidente na nave põe em risco a confiança dos astronautas na comandante. Ao mesmo tempo, seu marido sofre um derrame, afinal desgraça pouca é bobagem. Leia a crítica na Folha.

Disponível na Netflix (uma temporada)

Gravidade

Dois astronautas americanos estão em órbita para uma missão aparentemente simples: consertar o telescópio espacial Hubble. No entanto, uma explosão de um satélite russo provoca uma chuva de detritos, que atinge a dupla e a deixa à deriva. O roteiro do drama espacial de Alfonso Cuarón é simples, mas as imagens são fantásticas. E ter Sandra Bullock e George Clooney no elenco não atrapalha. Leia a crítica na Folha.

Disponível na HBO Max (95 min.)

Inimigo Meu

No fim do século 21, os países estão em paz na Terra (calma, é ficção) e voltam seus esforços para a exploração espacial. No entanto, entram em conflito com uma raça alienígena chamada drac. Após um combate estilo "Top Gun no espaço", o piloto humano (Dennis Quaid) e o "draquiano" (Louis Gossett Jr.) caem em um planeta inabitado (mas com oxigênio). Antes inimigos, eles precisam aprender a viver juntos para sobreviver. Os efeitos parecem saídos de um game Atari, mas lembre que é um filme oitentista.

Disponível no Star+ (108 min.)

Interestelar

Em um futuro próximo, o clima e a falta de recursos naturais ameaçam a continuidade da civilização. Astronautas partem em uma missão, talvez sem retorno, para procurar lugares habitáveis no sistema solar. Okay, resumindo assim, ficou fácil, mas o roteiro, baseado na teoria da relatividade de Einstein, deu nó em muitas cabeças mundo afora. O filme de Christopher Nolan traz Matthew McConaughey, Anne Hathaway e Jessica Chastain no elenco. Leia a crítica na Folha.

Disponível na HBO Max (169 min.)

A Jornada

O longa francês se diferencia pelo restante da lista por não mostrar uma jornada no espaço, mas sim na Terra mesmo. O filme conta a história de uma astronauta francesa (Eva Green) chamada para integrar uma missão espacial com um americano e um russo. Além dos desafios por ser uma mulher em um ambiente masculino, ela vive o conflito de ter que deixar a filha de sete anos sob os cuidados do pai.

Disponível no Prime Video (107 min.)

O Mar da Tranquilidade

Como em "Interestelar", o planeta enfrenta uma escassez de recursos naturais, neste caso uma grande crise hídrica que fez da água um produto de enorme valor. Astronautas são enviados a uma base lunar para recuperar uma misteriosa amostra, perdida após a morte dos tripulantes da missão anterior. A equipe conta com a participação de uma astrobióloga cuja irmã foi uma das vítimas. A série sul-coreana de ficção e suspense conta com Gong Yoo ("Invasão Zumbi") e Bae Donna ("Sense 8").

Disponível na Netflix (uma temporada)

Cena da série 'O Mar da Tranquilidade', ficção científica coreana da Netflix. Na imagem é possível ver cinco atores, duas mulheres e três homens, nos seus personagens de astronautas com roupas brancas. Todos tem pele branca e cabelo preto curto. Eles encaram uma espécie de vidro, como se estivessem dentro de uma nave espacial.
Cena da série 'O Mar da Tranquilidade', ficção científica sul-coreana da Netflix - Reprodução

Perdido em Marte

Durante uma missão no planeta vermelho, um grupo de astronautas foge de uma grande tempestade sem perceber que um dos colegas ficou para trás. Só quando já estão de volta para a Terra descobrem que o moço ainda está vivo, mas com poucos suprimentos e comunicação precária com a Nasa. Enquanto o sobrevivente Mark faz de tudo para se virar, tem início uma complicada missão de resgate. Direção de Ridley Scott ("Alien"), com Matt Damon e Jessica Chastain ("Interestelar"). Leia a crítica na Folha.

Disponível no Star+ (144 min.)

Perdidos no Espaço

Produzida originalmente na década de 1960, "Perdidos no Espaço" teve 84 episódios na TV. Na refilmagem da Netflix já foram 28 episódios. Nesta versão, a família Robinson é uma das selecionadas para colonizar o sistema estelar Alpha Centauri, mas a nave é sabotada e eles vão parar em outro planeta. Além dos perigos do novo ambiente, a família precisa lidar com a inescrupulosa doutora Smith. Danger, danger, danger.

Disponível na Netflix (três temporadas)

Dica bônus

Perdidos no Espaço - O Filme

Muito antes de chegar à Netflix, a série dos anos 1960 ganhou uma versão nos cinemas (como muitas outras séries). A premissa é a mesma da série, com os Robinsons saindo em missão espacial que é sabotada pelo vilão doutor Smith. O charme desta versão está no elenco, com nomes como William Hurt, como o chefe do clã Robinson, Gary Oldman no papel do doutor Smith e Matt LeBlanc, o Joey de "Friends", tentando se livrar de seu personagem mais famoso (sem conseguir). Leia a crítica na Folha.

Disponível na HBO Max (130 min.)

Space Force

O general Naird (Steve Carell) é escolhido para liderar a recém-criada Força Espacial. Ao longo de dez episódios, ele tenta salvar satélites de ataques e montar uma equipe para explorar a Lua antes dos chineses. A série cômica foi criada pela mesma turma da versão americana de "The Office" e satiriza uma divisão semelhante criada nos Estados Unidos nos anos do governo Trump. Neste ano estreou a segunda temporada, um pouco mais curta (sete episódios).

Disponível na Netflix (duas temporadas)

The Mandalorian

A ideia inicial desta lista era não fazer menções a nada de "Star Wars" ou "Star Trek". Mas fracassei miseravelmente, por uma boa causa. "The Mandalorian" é um dos melhores produtos da franquia "Star Wars", com jeitão quase de faroeste no espaço. Na trama, um caçador de recompensas mandaloriano com forte código de conduta se vê envolvido com uma criança poderosa e tenta protegê-la (o bebê Yoda é uma graça). A terceira temporada está em andamento e deve estrear em fevereiro de 2023.

Disponível na Disney+ (duas temporadas)

O que tem de novo

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Talvez precise de algum metaverso para explicar por que este filme só chegou agora, depois, inclusive, de "Doutor Estranho no Metaverso da Loucura"; ou por que ele não está no mesmo streaming dos outros títulos da Marvel com o mesmo Tom Holland (coisa dos estúdios). Enfim. Aqui, Peter Parker tem sua identidade exposta e procura o Doutor Estranho em busca de um feitiço que faça todos esquecerem sua identidade secreta. No entanto, uma confusão no processo provoca a aparição de alguns vilões (e heróis) de universos paralelos. Leia a crítica na Folha.

Disponível na HBO Max (148 min.)

Minha Zoe, Minha Vida

Drama dirigido e estrelado por Julie Delpy que pode ser dividido em duas partes: na primeira, ela vive com a filha, Zoe, em guarda rigorosamente compartilhada com o pai, ainda ressentido pela separação. Um acidente muda o rumo da história, que passa a discutir clonagem e seus limites éticos. É quando também entra em cena o ótimo ator alemão Daniel Bruhl, cujo pai nasceu em São Paulo.

Disponível no Prime Video (100 min.)

Quando as Mulheres Esperam

Quando quatro irmãos saem para uma viagem de negócios, suas respectivas mulheres passam um feriado juntas em Estocolmo, contam histórias dos casamentos e relembram fatos importantes do passado. Filme de Ingmar Bergman de 1952, pouco antes da consagração com "O Sétimo Selo" e "Morangos Silvestres", que foi selecionado para o Festival de Veneza.

Disponível no Belas Artes à la Carte (107 min.)

The Last Movie Stars

Desenvolvida durante o isolamento provocado pela pandemia, esta série documental é uma homenagem de Ethan Hawke (aqui como diretor) a um dos principais casais da realeza de Hollywood, Paul Newman e Joanne Woodward. O roteiro parte de um projeto do próprio Newman, que gravou várias entrevistas com o roteirista Stewart Stern, amigo do casal. As fitas foram destruídas, mas boa parte do material havia sido transcrito. Assim, Hawke convida vários amigos para ler as transcrições. George Clooney empresta a voz a Paul Newman, Laura Linney, a Joanne Woodward, e vários outros atores participam, resgatando personas do passado.

Disponível na HBO Max (6 episódios)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.