'GTA 6', da Rockstar, pode ter 1ª mulher protagonista após acusações de machismo

'Grand Theft Auto' tem passado apontado como preconceituoso e já teve falas transfóbicas retiradas do jogo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Conhecido por seus protagonistas machões, que tiram sarro de grupos marginalizados e que com frequência se veem em situações consideradas machistas, o jogo "GTA", ou "Grand Theft Auto", pode ter sua primeira protagonista feminina em breve.

De acordo com o portal da emissora americana Bloomberg, pela primeira vez os jogadores poderão controlar uma mulher, que será latina, na aguardada sexta versão do game. As missões serão divididas entre ela e um outro personagem, masculino, numa dinâmica inspirada nos assaltantes de banco Bonnie e Clyde.

Imagem do game "Grand Theft Auto 5" - Reprodução

O portal também revelou que há uma diretriz na empresa para que os desenvolvedores tomem cuidado com piadas preconceituosas enquanto desenvolvem os diálogos do jogo. Vale lembrar que a Rockstar Games, a produtora, retirou falas transfóbicas de "Grand Theft Auto 5" recentemente.

A decisão vem na esteira de uma série de denúncias na indústria de games dos Estados Unidos e do Canadá, em relação a ambientes de trabalho considerados tóxicos e a diferenças salarias injustificadas entre funcionários e funcionárias.

No caso da Rockstar, trabalhadores já disseram que a rotina incluia bebidas alcoólicas durante a jornada e idas a clubes de strip, apesar das demandas constantes por horas extras a fim de finalizar jogos a tempo do lançamento. Foram várias as denúncias de burnout e diferença salarial entre homens e mulheres saídas da empresa. A Rockstar tem passado por uma reestruturação desde então.

O último jogo da franquia mais importante da empresa, "GTA 5", é o segundo game com mais cópias vendidas na história.

Apesar de ter protagonistas diferentes a cada capítulo, a história sempre teve como objetivo parodiar a sociedade americana e tirar sarro de militantes da direita aos da esquerda, numa receita que inclui personagens femininas tratadas como objetos sexuais e a possibilidade de matar civis da forma que o jogador achar mais conveniente.

"Grand Theft Auto 6" ainda não tem previsão para ser lançado, ambora o último capítulo da franquia complete dez anos em 2023.

Imagem do jogo "Grand Theft Auto 5", da Rockstar
Mulheres em poses sensuais com frequência aparecem em imagens de divulgação da franquia "Grand Theft Auto" - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.