Jafar Panahi é preso após dois cineastas do Irã serem detidos por incitar protestos

Diretor já foi condenado antes em seu país e acompanhava caso de Mohammad Rasoulof e Mostafa Aleahmad

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Teerã | AFP

O cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi, vencedor do Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Cinema de Berlim de 2015, foi detido nesta segunda-feira (11) em seu país, noticiou a imprensa estatal, somando-se a outros dois diretores presos em menos de uma semana.

Panahi, de 62 anos, é um dos cineastas iranianos mais premiados. Ele ganhou o prêmio de melhor roteiro em Cannes em 2018 por "3 Faces", três anos depois de ganhar o Urso de Ouro em Berlim por "Táxi Teerã".

O diretor iraniano Jafar Panahi - Atta Kenare - 30.ago.10/AFP

As autoridades iranianas já haviam detido dois cineastas na sexta-feira, Mohammad Rasoulof (também premiado com o Urso de Ouro em Berlim por "Não Há Mal Algum" em 2020) e Mostafa Aleahmad, acusados de "perturbação da ordem pública".

"Jafar Panahi foi detido hoje quando chegou ao Ministério Público de Teerã para acompanhar o caso de outro cineasta, Mohammad Rasoulof", preso na sexta-feira (8), segundo a agência de notícias iraniana Mehr.

"Ainda não há informações sobre o motivo da detenção de Panahi, sua conexão com o caso Rasoulof ou outros presos na semana passada", acrescentou.

Artista dissidente, Panahi foi condenado em 2010 a seis anos de prisão e 20 anos de proibição de filmar ou escrever roteiros, viajar ou falar na mídia. No entanto, ele continuou a viver e trabalhar no Irã.

O diretor iraniano Mohammad Rasoulof em Cannes - Stephane Mahe - 19.mai.17/Reuters

Foi condenado por "propaganda contra o regime", depois de ter apoiado o movimento de protesto de 2009 contra a reeleição do ultraconservador Mahmud Ahmadinejad para a presidência da República Islâmica.

Mohamad Rasoulof e seu colega, Mostafa Aleahmad, foram detidos na sexta-feira. Eles são acusados de terem incentivado as manifestações após o desabamento de um prédio no sudoeste do país em maio, que causou a morte de 43 pessoas, segundo a agência Irna.

O edifício Metropol, em construção em Abadan, uma das principais cidades da província do Khuzistão, desabou parcialmente em uma rua movimentada.

Essa catástrofe, uma das mais mortíferas em anos no Irã, provocou uma série de manifestações em todo o país em solidariedade às famílias das vítimas e contra as autoridades, acusadas de corrupção e incompetência.

Após a tragédia, um grupo de cineastas iranianos liderados por Rasoulof publicou uma carta aberta em maio, na qual pedia às forças de segurança que "depusessem as armas" diante da indignação contra a "corrupção" e a "incompetência" dos governantes.

Panahi e Rasoulof também denunciaram em meados de maio, junto com outros diretores e atores iranianos, a prisão de vários de seus colegas.

A repressão e a censura constituem "uma violação da liberdade de expressão" e "reduzem ao mínimo a segurança dos cineastas", denunciaram em carta aberta.

O Festival de Cannes expressou seu apoio e condenou "com firmeza essas detenções, bem como a onda de repressão visível no Irã contra seus artistas e pede a libertação imediata" de Rasoulof, Aleahmad e Panahi, afirmou em um comunicado.

Os organizadores do Festival de Cinema de Berlim, que concedeu a Rasoulof o prêmio máximo em 2020, expressaram nesta segunda-feira sua "consternação e indignação".

Em um comunicado, os diretores da Berlinale, Mariette Rissenbeek e Carlo Chartrian, pediram a "libertação imediata" dos cineastas detidos. A detenção de Panahi "é uma nova violação da liberdade de expressão e da liberdade das artes", destacaram.

Há dois anos, Mohammad Rasoulof, de 50 anos, não conseguiu viajar para a Alemanha para receber o prêmio. Seu passaporte foi confiscado há cinco anos após seu longa-metragem anterior, "A Man of Integrity", que foi exibido em Cannes, ganhar o prêmio na mostra Un Certain Regard.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.