Descrição de chapéu Livros

Jorge Caldeira é eleito na ABL para a cadeira que foi de Lygia Fagundes Telles

Autor de 'A História da Riqueza do Brasil' ocupa o posto após favorito, o crítico Silviano Santiago, ter se retirado da disputa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O escritor Jorge Caldeira, de 67 anos, foi eleito nesta quinta-feira para a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras, ocupando o lugar que estava vago desde a morte de Lygia Fagundes Telles, em abril deste ano. Ele recebeu 29 votos e participaram da eleição 33 acadêmicos.

O jornalista e historiador Jorge Caldeira, autor de "A História da Riqueza do Brasil"
O jornalista e historiador Jorge Caldeira, autor de 'A História da Riqueza do Brasil' - Zanone Fraissat/Folhapress

Doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo, Caldeira é especialista na área econômica e autor, entre outras 20 obras, de "Mauá: Empresário do Império" e de "História da Riqueza no Brasil". Escreveu ainda livros sobre Diogo Antônio Feijó, José Bonifácio, Noel Rosa, Ronaldo, Guilherme Pompeo e Júlio Mesquita.

"É conhecido também por apresentar a era colonial de forma inovadora, com uma visão diferente da oficial", afirmou a Academia em nota. "Vem recuperando personagens esquecidos para recontar a história brasileira, por vezes contrariando a historiografia oficial e oferecendo uma nova visão sobre a era colonial no país."

O crítico literário Silviano Santiago, que tinha status de favorito a ocupar o posto, se retirou da disputa, em escolha de "foro íntimo". "Achei melhor retirar minha candidatura. Aos 85, me sentia desestimulado e triste. Foi uma decisão de foro íntimo. De mim para comigo."

A saída do crítico da corrida surpreendeu os membros da Academia, em especial porque o prazo para inscrição de candidaturas para a eleição já havia encerrado. Já ocuparam a cadeira 16 o crítico literário Araripe Júnior, Félix Pacheco e Pedro Calmon.

Caldeira também atuou no mercado editorial, como publisher da revista Bravo!, consultor do projeto Brasil 500 anos, da TV Globo, e editor na Folha e nas revistas IstoÉ e Exame.

Antes dele, o mais recente escolhido para integrar a Academia Brasileira de Letras havia sido o professor catarinense Godofredo de Oliveira Neto, eleito em junho para a vaga do acadêmico Candido Mendes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.