Descrição de chapéu Cinema Folhajus

Kevin Spacey se declara inocente de crimes sexuais, mas é demitido de filme

Ator foi ao tribunal, onde o juiz concedeu a ele uma fiança incondicional contínua até o novo julgamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator Kevin Spacey se declarou inocente em um tribunal de Londres nesta quinta-feira. Ele é acusado de ter cometido quatro casos de agressão sexual contra três homens, decorrentes de incidentes que supostamente ocorreram entre 2005 e 2013 em Londres e em Gloucestershire, na Inglaterra.

De acordo com o jornal CBS News, ele também se declarou inocente de uma acusação de estupro, episódio no qual teria feito uma pessoa se envolver em atividade sexual com penetração sem consentimento. Os denunciantes têm atualmente entre 30 e 40 anos.

O ator Kevin Spacey na corte criminal de Londres após enfrentar acusações de abuso sexual - Maja Smiejkowska/Reuters

Em paralelo à declaração, Spacey perdeu o papel num filme sobre a vida de Genghis Khan, vendido a investidores e distribuidores no Festival de Cannes, em maio. O drama histórico "1242: Gateway to the West" contaria a história de um clérigo húngaro, papel de Spacey, que tenta impedir que o fundador do Império Mongol invada seu território.

Bill Chamberlain, produtor do longa, disse à Variety que substituiu o ator depois que ele recebeu as acusações nos tribunais britânicos.

Nesta quinta, Spacey compareceu pessoalmente ao Tribunal Criminal Central da Inglaterra e País de Gales, em Londres. O juiz disse que um novo julgamento começaria em 6 de junho de 2023, informou a agência de notícias British Press Association, e concedeu a Spacey uma fiança incondicional contínua.

Ele não foi convidado a entrar com um apelo formal na sessão judicial, mas seu advogado disse que ele "nega veementemente toda e qualquer criminalidade neste caso". O juiz disse que uma audiência adicional ocorrerá no início do próximo ano.

O ator já havia comparecido ao Tribunal de Magistrados de Westminster em 16 de junho para enfrentar as acusações. Reconhecendo sua cooperação nos trâmites legais, a promotoria exigiu que o ator ficasse retido na cidade —em liberdade, mas sob fiança— até a audiência seguinte.

Protagonista de "Beleza Americana" e da série de sucesso "House of Cards", Spacey é um ator reconhecido em Hollywood, tendo vencido duas estatuetas do Oscar na carreira, que foi abalada por acusações de abuso sexual de dois garotos de 14 anos em 2017.

Ele também foi acusado no estado americano de Massachusetts por ter colocado as mãos nas partes íntimas de um jovem de 18 anos em um bar, depois de embriagá-lo, em julho de 2016. Essas acusações foram retiradas em 2019.

A onda de acusações que destruiu sua carreira correspondeu ao surgimento do movimento MeToo, que nasceu do caso do poderoso produtor de cinema americano Harvey Weinstein.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.