Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Após cobrir nomes de Lula e Bolsonaro, Museu Histórico Nacional decide voltar atrás

Instituição no Rio de Janeiro havia comunicado oficialmente que nomes seriam cobertos em função das eleições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, voltou atrás e retirou a tarja preta que estava cobrindo o nome dos candidatos a presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL.

Os nomes de ambos estavam em placas de obras finalizadas e de acervos. Em posicionamento oficial feito nas redes sociais em 30 de junho, logo antes da legislação eleitoral entrar em vigor, a instituição afirmou que as medidas seriam tomadas para não haver "nenhuma forma de promoção de outro candidato".

O Museu Histórico Nacional, em 2019
O Museu Histórico Nacional, em 2019 - Zo Guimaraes /Folhapress

Na mesma postagem do Instagram, o museu também informou que o perfil do Facebook do espaço e alguns conteúdos também seriam retirados do ar até o dia 30 de outubro, caso hajasegundo turno.

Agora, em comunicado publicado nesta quarta-feira, o museu voltou atrás e afirmou que vai retirar as tarjas. "A ocultação dos nomes extrapola as vedações da legislação eleitoral, visto que se trata de material informativo, de contexto histórico, e de acervo museológico a serviço da sociedade", afirma a nota.

A instituição faz parte da rede do Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram, autarquia ligada ao Ministério do Turismo. Por isso, nesse período eleitoral, a marca do governo federal foi retirada de materiais de divulgação da instituição.

A omissão dos nomes dos candidatos, no entanto, gerou incômodo de visitantes, que publicaram fotos e vídeos questionando a medida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.