Filmes e séries sobre viagem no tempo para ver no streaming

Leia edição da newsletter Maratonar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo. ​ ​

Elas podem ser longas, como os 30 anos de "De Volta para o Futuro" ou os ciclos de 33 anos da série cult alemã "Dark". Ou também ser apenas ligeiros loops temporais (espirais do tempo) que duram um dia, uma soneca ou uma morte, como na comédia "Feitiço do Tempo" ou na ficção "Arq".

Ao falarmos de viagens do tempo, há ainda a série teen "Paper Girls", uma das principais apostas do Prime Video no ano.

Falando dele, para quem acompanha os streamings, a novidade é um novo layout para o Prime Video —que visualmente parece melhor, e tecnicamente parece a mesma coisa… por enquanto.

Veja a lista de produções que dão um nó no curso natural do tempo. Ah, vamos deixar os metaversos de fora desta vez...

Cena do filme "De Volta Para o Futuro 2". Os dois protagonistas estão sentados em um sofá e leem uma edição de jornal impresso. O mais jovem (à esquerda) tem cabelos pretos, é branco e usa roupas vermelhas e preta. O mais velho (à direita) tem cabelos brancos com alguma calvície, é branco e usa uma camisa branca com estampas azuis e amarelas.
Cena do filme "De Volta Para o Futuro 2" - IMDB

Arq

Em um futuro próximo com escassez de recursos naturais, um homem tem a casa invadida por um grupo terrorista que está atrás de seus créditos (dinheiro), mas também se interessa pela estranha máquina chamada "Arq", capaz de produzir energia ilimitada. Ao tentar escapar, o moço morre, mas volta a acordar na mesma manhã. Aos poucos ele descobre que a máquina é responsável pelo loop no tempo. O filme é uma produção canadense feita em 2016 para a Netflix.

Disponível na Netflix (88 min.)

Contra o Tempo

A mente de um capitão do Exército (Jake Gyllenhaal) é transportada para o corpo de um homem a bordo de um trem oito minutos antes de uma explosão. Sua missão é voltar várias vezes ao mesmo ponto até descobrir quem é o responsável pela bomba.

Disponível na HBO Max (92min.)

Dark

A primeira série alemã da Netflix mistura suspense, drama e ficção ao retratar os personagens de uma pequena cidade fictícia que ficam abalados após o desaparecimento de um adolescente. Aos poucos, a trama revela segredos de algumas famílias locais envolvidas com viagens no tempo em ciclos de 33 anos, com a ação se desdobrando em 1953, 1986 e 2019.

Disponível na Netflix (3 temporadas)

De Volta para o Futuro

A viagem mais estilosa no tempo ainda é a de Marty McFly (Michael J. Fox), que usa um DeLorean aditivado com plutônio e volta 30 anos para 1955. Ao conhecer os adolescentes que seriam seus futuros pais —e, sem querer, alterar eventos da história do casal, ele coloca sua própria existência em risco. E só quem pode ajudá-lo é o amalucado Doc Brown (Christopher Lloyd). O filme de 1985 teve duas sequências, uma que se passa no futuro (2015, que já virou passado) e outra em que o protagonista retorna ao velho-oeste.

Disponível no Star+ e Prime Video (116 min.)

O Exterminador do Futuro

No futuro, mais precisamente em 2029 (tá perto), o mundo é controlado pelas máquinas, até que uma rebelião liderada por John Connor vira o jogo. Assim, um robô T-800 (Arnold Schwarzenegger) é enviado ao passado para matar Sarah Connor (Linda Hamilton) antes do nascimento de John. O filme teve sequências e até uma série, mas o melhor (além do original de 1984) é a primeira continuação, de 1991, do mesmo James Cameron… e com Schwarzenegger falando um pouquinho mais. Leia a crítica do filme na Folha.

Disponível no Prime Video (107 min.)

Feitiço do Tempo

Antes de falar do filme, um aviso: este escriba não é muito fã de dar dicas que precisam ser alugadas, afinal, muitas vezes você já paga pelo acesso aos canais sob demanda. Todavia, não podia fazer esta seleção sem "Feitiço do Tempo", que não está incluso em nenhum catálogo de streaming atualmente. O delicioso filme de Harold Ramis traz Bill Murray como o repórter meteorológico que se vê preso num loop temporal na pequena cidade de Punxsutawney, que foi atingida por uma nevasca no Dia da Marmota. Ao perceber que sempre acorda na mesma data, ele tenta se aproveitar da ocasião. O filme virou referência pop como nenhum outro do gênero. Leia a crítica do filme na Folha.

Disponível para locação no Prime Video (R$ 6,90)

Looper: Assassinos do Futuro

O filme se passa em 2044, quando a viagem no tempo não é uma realidade. A atividade, no entanto, existe 30 anos depois mas é contra a lei, como explica o protagonista Joe. Ele é um "looper", um assassino contratado pela máfia futurista, que manda pessoas ao passado de 2044 para que as mate e se livre dos corpos. A história se complica (mais) quando o Joe do futuro é enviado de volta para ser executado por ele mesmo. Pegou? Com Joseph Gordon-Levitt e Bruce Willis no papel de Joe. Leia a crítica do filme na Folha.

Disponível na HBO Max (119 min.)

A Morte Te Dá Parabéns

Na manhã de seu aniversário, uma universitária arrogante acorda no dormitório de outro estudante. Depois de passar o dia espalhando mal humor pelo campus, ela se arruma para uma festa à noite, mas antes de chegar ao destino é confrontada por uma pessoa mascarada, que a mata com uma facada. No entanto, ela acorda na mesma manhã do aniversário. Depois de morrer algumas vezes, a jovem começa a investigar quem seria seu assassino. O terror teen de 2017 já teve uma sequência. Leia a crítica do filme na Folha.

Disponível no Prime Video (96 min.)

No Limite do Amanhã

Após uma invasão alienígena, um grupo de soldados com super trajes é enviado a uma praia na França para um combate decisivo (qualquer relação com a Segunda Guerra é mera coincidência). Sem experiência militar, um soldado (Tom Cruise) morre em ação. No entanto, ao ter contato com o sangue de um alien, ele fica preso num loop temporal e volta à mesma manhã antes da invasão. Com a ajuda de uma militar (Emily Blunt) que passou pela mesma experiência, ele tenta aprimorar suas habilidades e derrotar o inimigo.

Disponível na Netflix (113 min.)

Palm Springs

Indicado ao Globo de Ouro de comédia no ano passado, o divertido "Palm Springs" chegou recentemente direto no streaming. Convidado de um casamento, Nyles entra acidentalmente em uma caverna à noite e, ao acordar, descobre que está repetindo o mesmo dia. Sem querer, a irmã da noiva também entra na caverna e o novo casal tenta encontrar uma solução para o loop temporal. Com Andy Samberg (da série "Brooklyn 9-9"), Cristin Milioti e o ótimo J.K. Simmons em pequena participação.

Disponível no Star+ (90 min.)

Paper Girls (novidade)

Baseada na premiada HQ homônima, a nova série vai fazer muita gente lembrar de "Stranger Things", pelo menos no início. Afinal, a trama é protagonizada por um quarteto de adolescentes com ecos nos anos 1980. Mas há boas diferenças. Aqui, um quarteto de garotas que entregam jornal em Cleveland, em 1988, se encontram no primeiro dia depois do Halloween. Após um incidente com alguns rapazes, elas percebem que o céu ficou rosado e, ao tentar chegar em casa, vão parar no futuro, onde é travada uma guerra que envolve… viagens no tempo.

Disponível no Prime Video (8 episódios)

Tenet

Neste filme de Christopher Nolan (da trilogia "Batman", com Christian Bale), um agente da CIA é recrutado para uma missão na qual precisa deter um oligarca russo que pode começar a Terceira Guerra Mundial —ele possui uma arma capaz de fazer o tempo correr ao contrário. A história parece um pouco confusa, na verdade, o filme inteiro parece um pouco confuso, mas as cenas de ação são sensacionais. A produção traz no elenco John David Washington, filho de Denzel Washington, e Robert Pattinson, que foi recentemente o Batman, mas não o de Nolan. Leia a crítica do filme na Folha.

Disponível na HBO Max (150 min.)

O que tem de novo

Os personagens Buzz Lightyear e Alisha Hawthorne em cena do filme "Lightyear". À esquerda da imagem da animação aparece o protagonista Buzz, um homem branco que usa uma toca roxa e veste um traje branco de astronauta. À direita da imagem aparece a personagem Alisha, uma mulher negra com cabelos trançados, ela usa um fone de ouvido espacial e roupa azul escura.
Os personagens Buzz Lightyear e Alisha Hawthorne em cena do filme "Lightyear" - PIXAR

Candy

Em 1980, Candy Montgomery parece ser uma dona de casa perfeita em um subúrbio do Texas. No entanto, um desentendimento com a instável vizinha Betty termina em crime e segredos de Candy começam a vir à tona. Jessica Biel e Melanie Lynskey estrelam mais uma minissérie inspirada em um crime verdadeiro.

Disponível no Star+ (5 episódios)

Eduardo e Mônica

Depois de "Faroeste Caboclo", o diretor René Sampaio volta ao universo das canções da Legião Urbana para contar a história de Eduardo e Mônica, que "um dia se encontraram sem querer, e conversaram muito mesmo pra tentar se conhecer". A trama se passa nos anos 1980, em Brasília, época em que a música foi lançada e virou hit. Gabriel Leone e Alice Braga convencem como o carinha do cursinho e a mulher formada em medicina, respectivamente.

Disponível na Globoplay (114 min.)

Eu, Minha Mulher e Minhas Cópias

Nesta comédia de 1996, que chega agora na HBO Max, Doug (Michael Keaton) não consegue se equilibrar entre ser um bom marido, um pai presente e um profissional dedicado. Quando todos os lados de sua vida ameaçam desabar, ele conhece um cientista que lhe oferece a possibilidade de fazer um clone e dividir as tarefas. Mas suas cópias (ele faz três) fogem do controle.

Disponível na HBO Max (117 min.)

Lightyear

Depois de passar pelos cinemas nas férias de julho, já chegou ao streaming da Disney esta animação espacial da Pixar. Aqui, Buzz Lightyear não é o boneco, mas um astronauta que fica preso em um planeta após um acidente com sua nave e passa anos procurando um meio de voltar à Terra. Leia a crítica do filme na Folha.

Disponível na Disney+ (105 min.)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.