Descrição de chapéu Livros

Flip confirma Cida Pedrosa, poeta vencedora do Jabuti, como 1ª brasileira da festa

Autora de 'Solo para Vialejo', prestes a lançar livro pela Companhia das Letras, é a segunda presença divulgada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Festa Literária Internacional de Paraty confirmou a presença da poeta Cida Pedrosa, grande vencedora do prêmio Jabuti de dois anos atrás, como convidada da programação deste ano.

cida pedrosa de braços levantados ao ar
A escritora Cida Pedrosa, vencedora do prêmio Jabuti de livro do ano em 2020 - Sennor Ramos/Divulgação

É a segunda autora confirmada no festival, que acontece de 23 a 27 de novembro, e a primeira brasileira após o anúncio de Saidiya Hartman, pesquisadora americana com trabalho de destaque sobre a diáspora africana e a história das mulheres negras de seu país.

Pedrosa ganhou o prêmio de livro do ano do Jabuti por seu "Solo para Vialejo", um longo poema que costura suas raízes familiares, publicado pela Cepe Editora. No mesmo ano foi eleita vereadora no Recife, cidade onde mora.

Depois da vitória, a escritora assinou contrato para lançar seu próximo livro pela Companhia das Letras, que chega às lojas ainda neste semestre, a tempo da Flip.

A festa literária volta a acontecer de forma presencial em Paraty, no litoral fluminense, depois de três anos, com um time de curadores que reúne a editora gaúcha Fernanda Bastos, a pesquisadora baiana Milena Britto e o professor Pedro Meira Monteiro, que ensina literatura brasileira na Universidade Princeton, nos Estados Unidos.

É esperado que a Flip volte a ter um autor homenageado depois do imbróglio envolvendo Elizabeth Bishop, que primeiro sofreu críticas por ser uma autora estrangeira e depois acabou sendo abandonada conforme sua curadora se demitiu, em 2020, e a festa foi para o ambiente virtual por causa da pandemia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.