Descrição de chapéu Folhajus

Ministério Público apura suspeita de censura a livro de drag queen em Sesc

Escritora afirma que lançamento de livro foi cancelado após saberem de sua presença; Sesc nega acusação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério Público do estado de Mato Grosso apura suspeita de censura que teria ocorrido no Sesc Arsenal, em Cuiabá, no lançamento de um livro que tem entre os autores a artista drag queen Nelly Winter.

O evento relacionado à obra "Versa: Brados em Linhas" aconteceria no dia 31 de agosto. Num áudio publicado pela escritora nas redes sociais, uma pessoa que se diz funcionária da instituição explica que "seria complicado" liberar a presença da drag queen no lançamento em função de uma gestão e de um público conservadores.

A artista Nelly Winter, que acusa Sesc de censura
A artista Nelly Winter, que acusa Sesc de censura - Reprodução/Instagram

Ela ainda diz que houve demissão por causa de uma peça em que um ator interpretou uma mulher e que a instituição tem sido cobrada por se manter neutra em ano eleitoral.

A reportagem procurou o Sesc de Mato Grosso, mas não obteve resposta até a publicação desta nota. Ao jornal O Globo, a instituição informa que não tem conhecimento do áudio da funcionária e que seria atribuição da direção negar ou aprovar um evento. Também nega que o lançamento tenha sido cancelado.

Nelly Winter, no entanto, chama o episódio como censura e disse que a presença dela no Sesc foi vetada.

"O Sesc-MT sequer me procurou para resolver este imbróglio e tentar minimizar ou desfazer o fatídico, o que ressalta ainda mais a política discriminatória quanto aos artistas LGBTQIAPN+", afirmou a artista em suas redes sociais.

A editora Umanos, responsável pela publicação que reúne 18 autores, também publicou nota repudiando o ocorrido." Entendemos esse episódio como fato que caracteriza discriminação e preconceito, em nome de meras políticas organizacionais e não pautado em valores humanos", escreveram.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.