Além de 'A Casa do Dragão', veja filmes e séries de fantasia épica no streaming

Leia edição da newsletter Maratonar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

As fantasias épicas com jeitão de idade média continuam na moda, principalmente com as novidades que chegaram ao streaming comitantemente.

Na HBO Max, "A Casa do Dragão", derivado de "Game of Thrones", entra na terceira semana com episódios inéditos; e o Prime Video estreiou nesta quinta (1º) a série "Os Anéis do Poder", com acontecimentos beeeem anteriores aos vividos pela família Bolseiro em "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis".

Apesar deste auge de anéis e dragões, engana-se quem acha que eles inauguraram o filão deste subgênero. Cinéfilos dos anos 1980, por exemplo, se esbaldaram com gaviões e lobos em "O Feitiço de Áquila"; enquanto o anão Willow já era um herói improvável na terra da magia, que, aliás, ganhará uma série da Disney+. Veja algumas fantasias épicas abaixo.

A Casa do Dragão

Mais de 150 anos antes de "Game of Thrones", Westeros vivia sob o reinado da família Targaryen, a turma que consegue controlar os dragões. No início da trama, o rei não está na plenitude de sua saúde e espera ansioso por um herdeiro homem, apesar de já ter uma filha adolescente. Enquanto isso, ele precisa lidar com a resistência de alguns conselheiros em relação a seu violento irmão, que comanda a guarda do reino e é visto como uma ameaça à coroa. Apesar de ter abandonado as últimas temporadas de "GoT", o escritor George R.R. Martin está envolvido na criação desta produção -o que significa mais atraso para terminar seus livros.

Disponível na HBO Max (1 temporada, 10 episódios)

Dica bônus: Game of Thrones

Ter assistido "GoT" não é pré-requisito para acompanhar a recém-lançada "A Casa do Dragão", mas vale a pena. A série que ajudou a moldar a história da TV tem oito temporadas: as 4 primeiras excepcionais, duas muito boas, uma ok e a última… bem, uma hora tinha que acabar. Inspirado nos livros de George R.R. Martin, a série traz as intrigas palacianas -recheadas de sexo e violência- para alcançar o trono de ferro, envolvendo as principais famílias de Westeros, incluindo os clãs Lannister, Stark, Baratheon, Targaryen (a turma da "Casa do Dragão") e Jon Snow, que não sabe nada. Também habemus dragões, zumbis conscientes, uma bruxa e um inverno que quase não chega.

Disponível na HBO Max (8 temporadas, 73 episódios)

As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

Durante a Segunda Guerra, na Inglaterra, quatro irmãos vivem em uma grande casa no campo, onde descobrem um guarda-roupa que abre uma passagem para o mundo de Nárnia, habitado por centauros e seres gigantes. Lá, eles se unem ao leão Aslam (voz de Liam Neeson) para combater uma feiticeira (Tilda Swinton) que deixou o lugar preso em um rigoroso inverno. Os livros de C.S. Lewisrenderam três filmes com os personagens do universo de Nárnia -os outros são "Príncipe Caspian" e "A Viagem do Peregrino da Alvorada"-, todos disponíveis no mesmo streaming.

Disponível na Disney+ (140 min.)

Na foto temos, da esquerda para a direita, o Leão Aslam da terra encantada de Nárnia, o príncipe Caspian, um homem adulto de cabelos pretos e longos e três crianças do reino. Elas vestem roupas que remetem a época das grandes navegações. O grupo está em uma praia com areia bem clara e é possível ver uma onda grande formada atrás deles.
Trilogia de filmes baseada nos livros 'As Crônicas de Nárnia' está disponível sob demanda - Divulgação

O Feitiço de Áquila

Neste clássico oitentista, o bispo de Áquila descobre que sua amada Isabeau (Michelle Pfeiffer, ótima) é apaixonada pelo capitão de sua guarda (Rutger Hauer, ótimo) e lança uma maldição: durante o dia, ela se transforma em um falcão; à noite, ele vira um lobo. Assim, o casal jamais se encontra na forma humana. O destino dos dois pode mudar quando eles encontram Phillipe (Matthew Broderick, ótimo), um ladrão de bom coração. Esta fantasia medieval foi usada como metáfora para justificar muitos desencontros amorosos no século passado. Leia a crítica do filme na Folha.

Disponível no Star+ (121 min.)

Fogo e Gelo

Não é o filme do ano… nem foi em 2008, quando lançado. Mas se você quiser mais dragões espalhando o perigo em reinos medievais, pode pegar. Nesta aventura, o reino de Carpia é atacado por um dragão de fogo. Para salvar a população, uma princesa vai atrás do filho de um lendário cavaleiro para, juntos, encontrarem o dragão de gelo. Sim, vai rolar briguinha de dragões. Do diretor Pitof, o mesmo que trouxe ao mundo "Mulher-Gato" (aquele com Halle Berry).

Disponível na HBO Max (85 min.)

Highlander - O Guerreiro Imortal

Habilidosos espadachins atravessam os tempos lutando entre si pelo grande prêmio até que reste apenas um. A melhor parte desta aventura cult se passa na idade média, quando Christopher Lambert recebe a companhia e o treinamento de Sean Connery. Ao som de Queen, muitas cabeças serão cortadas. O filme rendeu sequências e séries, todas horrorosas. Melhor rever o original que, infelizmente, não está em nenhum catálogo. Na Apple TV+ pode ser mais vantajoso comprá-lo do que alugá-lo.

Disponível na Apple TV+: R$ 11,90, para locação, e R$ 14,90, para compra (116 min.)

A Lenda do Cavaleiro Verde

O jovem Gawain (Dev Patel) não dispensa uma festa, mas tudo que deseja é conquistar a simpatia de seu tio, o velho rei Arthur. Em uma noite de Natal, as celebrações são interrompidas com a entrada de um misterioso cavaleiro com rosto de madeira que propõe um desafio: aquele que golpeá-lo ganhará seu machado, mas terá que permitir um golpe com igual força no ano seguinte, em seu lar, a Capela Verde. Gawain se aproxima do oponente e, com uma espada, arranca-lhe a cabeça. No entanto, quando ele se vira, o corpo do cavaleiro pega a cabeça e diz que o aguarda em um ano, para desespero do jovem. O filme acompanha a jornada à Capela Verde do rapaz, que vai enfrentar seu destino. Uma bela alegoria sobre reciprocidade.

Disponível no Prime Video (130 min.)

Divulgação do filme exibe os três protagonista da trama. Na esquerda tem uma mulher branca e loira com vestes azuis, ela está de perfil e olha para a esquerda. No centro da imagem, um homem de pele escura com barba e cabelos longos da cor preta, ele usa uma coroa de ouro e uma armadura de ferro cinza. Na direita da foto, temos uma figura humanóide com traços de árvore. Assim como o homem com coroa, a figura humanóide está olhando para a frente.
Alicia Vikander, Dev Patel e Ralph Ineson em imagem de divulgação do filme 'A Lenda do Cavaleiro Verde' - Divulgação

A Princesa Prometida

Mais um cult direto dos anos 1980. O filme começa com um avô lendo um conto de fadas para o neto (cena satirizada na versão alternativa de "Deadpool 2"). Na história, uma princesa, acreditando que seu amado está morto, decide se casar com um príncipe meio vilão. No dia do casamento, ela é sequestrada por um grupo de piratas. Em ritmo de aventura, o filme inclui espadachins, roedores de tamanho desproporcional e um gigante, tudo embalado por um roteiro cheio de piadinhas com o universo dos contos de fadas. Com direção de Reiner, traz a jovenzinha Robin Wright no papel da princesa. O filme estava disponível até agosto na Netflix, mas ainda consta no catálogo da Starzplay.

Disponível na Starzplay (98 min.)

Rei Arthur: A Lenda da Espada

Esta seleção gostaria de incluir "Excalibur", mas o filme de John Boorman aparentemente está ausente dos catálogos de streaming. Assim, vamos de Guy Ritchie mesmo. Como fez com "Sherlock Holmes", Ritchie dá um verniz de aventura mundana na história, com várias licenças criativas. Já adulto e vivendo de pequenas contravenções, Arthur (Charlie Hunnam) acaba se desentendendo com os homens do rei, o tirano Vortigern (Jude Law) e consegue arrancar a lendária Excalibur (que pertenceu ao rei anterior) da pedra. Aos poucos, ele descobre sua relação com a mítica espada e vai enfrentar o rei com a ajuda de um grupo de oposição e de uma misteriosa maga (Astrid Bergès-Frisbey), que faz as vezes de Merlin. Leia a crítica do filme na Folha.

Disponível na Netflix (126 min.)

A Roda do Tempo

Nesta série de fantasia, uma feiticeira busca o jovem que seja a reencarnação de um dragão milenar, um messias ligado a uma profecia que pode salvar o mundo, ou destruí-lo se for corrompido por forças ocultas. Em sua procura, ela encontra outros jovens talentosos, e os treina para possíveis tempos difíceis que possam surgir. É a tentativa do Prime de ter um "Game of Thrones" para chamar de seu, mas não tem o mesmo charme -ou tensão. Com Rosamund Pike no papel principal. Leia a crítica de Luciana Coelho na Folha.

Disponível no Prime Video (1 temporada, 8 episódios)

O Senhor dos Anéis - Versão estendida

Para quem quiser mergulhar um pouco mais nas aventuras de Frodo, Gandalf, Aragorn e companhia, a HBO Max disponibiliza desde maio uma versão estendida da primeira trilogia dirigida por Peter Jackson. São 30 minutos a mais em "A Sociedade do Anel", 42 em "As Duas Torres" e 48 em "O Retorno do Rei" (haja final). Estes cortes alongados já estavam presentes em lançamentos em DVD e Blu-ray, mas faltavam no streaming.

Disponível na HBO Max (muitas horas)

Willow - Na Terra da Magia

É provável que você encontre uma coincidência aqui, outra acolá, entre "Willow" e "O Senhor dos Anéis". Provavelmente George Lucas, autor da história, era fã de Tolkien. No filme de fantasia, o fazendeiro Willow (Warwick Davis) vive numa comunidade de anões. Seu cotidiano é abalado quando ele encontra uma bebê que, segundo a profecia, ameaça o trono de uma rainha feiticeira. Enquanto ela manda seu Exército atrás da criança, Willow recebe a ajuda de um soldado meio malandro e muito habilidoso com a espada (Val Kilmer). Sua missão é encontrar uma outra feiticeira que possa proteger a criança e derrotar a rainha. O filme de 1988 vai ganhar uma versão em série ainda neste ano, na Disney+.

Disponível na Disney+ (126 min.)

O que tem de novo

Downhill

Marido, mulher e dois filhos vão passar as férias nos Alpes. Em um restaurante no hotel à beira da montanha, uma explosão causa uma avalanche forte, que provoca pânico entre os hóspedes. Enquanto a mãe se inclina sobre os filhos para protegê-los, o pai pega o celular na mesa e sai correndo. O constrangimento aos poucos alimenta o clima de tensão entre o casal, que já estava em crise. Com os comediantes Will Ferrell e Julia Louis-Dreyfus, o longa é uma refilmagem com um tom bem mais ameno do sueco "Força Maior" (disponível no Mubi). Simpático, mas bem inferior ao original. Leia a crítica do filme na Folha.

Disponível no Star+ (86 min.)

Elvis

Nesta cinebiografia que acompanha décadas da carreira de Elvis Presley (Austin Butler), a história recebe o ponto de vista de seu empresário, o controlador coronel Parker (Tom Hanks), que ajudou mas também explorou Elvis —não exatamente na mesma proporção. Mas o nome que salta aos olhos na produção é o do diretor Baz Luhrmann, o mesmo de "Moulin Rouge". Como em outros títulos de sua filmografia, os cortes são rápidos e a quantidade de informação despejada na tela pode pedir um "volte 30 segundos" de vez em quando, talvez uma vantagem no streaming. Leia a crítica do filme na Folha.

Disponível a partir de sexta (2) na HBO Max (159 min.)

Febre de Bola

Um professor de inglês fanático pelo Arsenal pontua sua relação com amigos, família e mulheres pelas campanhas do time de Londres nos últimos 18 anos. Isso atrapalha o namoro atual com Sarah, que não liga muito para os dramas do clube. Inspirado no ótimo livro homônimo de Nick Hornby, este filme de 1997 protagonizado por Colin Firth finalmente chega ao streaming.

Disponível na HBO Max (105 min.)

Dica bônus: Amor em Jogo
O mesmo livro de Nick Hornby rendeu uma versão hollywoodiana. No entanto, em solo americano, trocou-se o futebol do Arsenal pelo beisebol do Boston Red Sox. Dá quase para dizer que este é apenas levemente inspirado na obra original. Aqui, o professor fã dos Red Sox é o humorista e agora apresentador de talk show Jimmy Fallon. E o papel da namorada (Drew Barrymore) tem mais destaque. No Star+, a versão tem apenas legendas em português de Portugal. Fica engraçadinho. Leia a crítica do filme na Folha.
Disponível no Star+ (104 min.)

O Homem Ideal
Produção alemã que passou rapidamente pelos cinemas brasileiros conta a história de uma cientista solteira e cética que vive em Berlim. Ela é convencida a participar de um estudo no qual precisa viver três semanas com um robô de traços humanos feito sob medida para atender suas necessidades, papel de Dan Stevens ("Downton Abbey").
Disponível no Prime Video (108 min.)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.