Descrição de chapéu Livros tecnologia

Figura do gênio recluso e solitário é falsa, diz Steven Johnson em palestra

Pesquisador, que escreveu 'De Onde Vêm as Boas Ideias', derrubou mitos sobre inovação no Fronteiras do Pensamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O pesquisador Steven Johnson dedicou sua palestra no Fronteiras do Pensamento na noite desta segunda-feira (12) a derrubar alguns mitos sobre a inovação, seu tema predileto.

Retrato de Steven Johnson
Retrato de Steven Johnson - Divulgação

Primeiro, quis deixar claro que, nos avanços tecnológicos que importaram ao longo da história humana, o "momento eureca é um mito". "Ideias realmente inovadoras costumam levar décadas antes de se cristalizar em algo útil de verdade", afirmou, em palestra no Teatro Claro, em São Paulo.

Mais importantes nesses casos são o que ele chama de "palpites lentos", isto é, aquela ideia que você tem guardada no fundo da cabeça e que demora para fazer sentido prático, às vezes esperando surgir uma nova tecnologia para ser aplicada. "Por isso eu sugiro anotar tudo sempre", brincou.

Outro ponto ressaltado pelo autor, cujos achados sobre o tema viraram livros como "De Onde Vêm as Boas Ideias" e "Longevidade", é que a inovação costuma ser um processo feito em conjunto.

"Quando você trabalha em redes de colaboração, pode observar os problemas de ângulos diferentes e perder menos elementos relevantes da questão", disse, apontando que aí reside a importância de promover diversidade real dentro de equipes profissionais.

Um dos exemplos levantados por Johnson foi de um francês que conseguiu desenvolver uma máquina capaz de gravar sons décadas antes do fonógrafo inventado por Thomas Edison. A tecnologia do americano foi a que acabou se popularizando por um motivo simples. Com ela, era possível ouvir a música gravada de volta. "Se o francês trabalhasse ao lado de um músico, e não sozinho, talvez isso tivesse ocorrido a ele."

A explanação de Johnson é tanto um elogio aos encontros e parcerias quanto ao que ele chama de "conectores", pessoas capazes de navegar por diferentes áreas e promover associações a que alguém excessivamente especializado é cego.

Foi uma fala voltada a derrubar a imagem do gênio recluso como motor dos avanços da história —e saudar no lugar a inventividade humana como coletivo.

O ciclo Fronteiras do Pensamento segue até novembro com uma palestra de Luc Férry já na próxima segunda-feira, seguida de Élisabeth Roudinesco e Marcelo Gleiser.

Fronteiras do Pensamento - Tecnologias para a Vida

  • Quando 12 conferências até dezembro (online e presencial)
  • Preço Ingressos a partir de R$ 663,60
  • Onde saber mais fronteiras.com
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.