Descrição de chapéu Eleições 2022

Lula reúne Gil, Caetano, Vittar e Emicida em evento às vésperas das eleições

Artistas participaram presencialmente e virtualmente da celebração em apoio ao candidato do Partido dos Trabalhadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Artistas, intelectuais, militantes e representantes de partidos políticos fizeram um evento de apoio a Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, o PT, nesta segunda-feira (26). Eles se reuniram no auditório Celso Furtado, no Anhembi, em São Paulo, com a presença do petista.

Pabllo Vittar em evento de apoio a Lula no Anhembi em São Paulo
Pabllo Vittar em evento de apoio a Lula no Anhembi em São Paulo - Marlene Bergamo/Folhapress

Antes de o evento começar, um tapete vermelho juntou parte das celebridades desfilando ao lado de um cenário pró-Lula.

Por ali passaram nomes como Valesca Popozuda, que disse ser inacreditável alguém votar em Ciro Gomes nestas eleições, Daniela Mercury, que afirmou ser inviável a possibilidade de uma terceira via, e Pe Lu, da extinta Restart. O músico disse que quem não gosta do petista deve priorizar a democracia e escolher outros candidatos somente nas próximas votações.

"Que criem alguma terceira via viável, de verdade, não essas tentativas escabrosas como Sergio Moro", disse o cantor. Ele ainda afirmou que tem altas expectativas para a área da cultura caso Lula seja eleito.

Já no início do show, um vídeo exibido no telão reuniu relatos de alguns artistas. "Vocês já sabem em quem votar, no Lula", disse Gilberto Gil. Arnaldo Antunes afirmou que as eleições representam uma oportunidade de o Brasil resgatar sua dignidade. Chico César, por sua vez, bradou que Lula vencerá no primeiro turno.

Caetano Veloso também apareceu no telão e declamou versos de sua canção "Gente". Neste momento, o palco ficou iluminado com vários feixes de luz, remetendo à imagem de um céu estrelado.

Emicida fez um discurso sobre acesso à universidade. O rapper disse sentir gratidão por Lula, que ele afirma ter sido o principal responsável pelo aumento de pessoas negras e periféricas com "diplomas, mestrados e doutorados".

A primeira apresentação musical do evento foi a de Paulo Miklos, ex-Titãs, que cantou o jingle "Lula Lá". O som estava estourado e prejudicou a audição da plateia, que demonstrou pouco entusiasmo.

Johnny Hooker, Marcelo Jeneci e Silva cantaram juntos o jingle petista de 2018, que traz uma letra com referências à prisão de Lula. Daniela Mercury cantou uma música sobre Lula.

A influenciadora e atriz Maria Bopp, mais conhecida como Blogueirinha do Fim do Mundo, fez uma fala curta, com piadas sobre a possível posse do petista. Outro influenciador a falar foi Ivan Baron, que falou sobre PCDs e afirmou que o governo Lula foi o que mais fez para a saúde. O poeta Antônio Marinho, por sua vez, declamou um poema em que celebrou o Nordeste, sobretudo o estado de Pernambuco, e culturas regionais como o maracatu.

Itamar Vieira Junior, autor de "Torto Arado", discutiu as dificuldades que enfrentou enquanto leitor ao longo da juventude e disse que há muitos brasileiros com fome de arte, leitura e cultura. O escritor afirmou ainda que Lula é um grande leitor e que tem sensibilidade artística.

Um dos vídeos apresentados no evento trouxe depoimentos de personalidades como os cantores Nando Reis, Zeca Baleiro, Ivan Lins, Céu e Martinho da Vila, além do ator Marcelo Serrado. A gravação também trouxe artistas com fama internacional.

O primeiro gringo que surgiu foi o ator de Hollywood Mark Ruffalo, que destacou a importância da preservação da Amazônia. Também ator, Danny Glover falou sobre a maior participação dos negros brasileiros na vida do país e pediu voto ao petista para melhorar a qualidade de vida da classe trabalhadora. Ex-vocalista e baixista do Pink Floyd, Roger Waters também declarou apoio a Lula no vídeo.

Após Lula fazer um discurso, o evento encerrou com Duda Beat, Mercury e Miklos cantando o jingle oficial da campanha petista deste ano, ao lado de todos os convidados, no palco.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.