Descrição de chapéu Filmes Oscar

'Marte Um' é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023, à frente de cinco filmes

Longa sobre menino negro que sonha virar astronauta vai disputar categoria de melhor filme internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O filme "Marte Um", do mineiro Gabriel Martins, foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2023 na categoria de melhor filme internacional.

garoto negro de óculos em bicicleta
Cena do filme 'Marte Um', de Gabriel Martins, representante do Brasil no Oscar 2023 - Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, responsável pela seleção, chegou à decisão na manhã desta segunda-feira. O longa-metragem concorria com "A Mãe", "A Viagem de Pedro", "Carvão", "Pacificado" e "Paloma".

Exibido no Festival Sundance e premiado em Gramado, "Marte Um" conta a história de um menino negro em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, cujo pai trabalha como porteiro e a mãe como doméstica, que cultiva o sonho de virar astronauta da Nasa.

A narrativa começa com a eleição de 2018 e segue, no subtexto, os anos de Jair Bolsonaro no poder, refletindo sobre as possibilidades de futuro para o Brasil.

O longa é a estreia na direção de Martins, cineasta negro ligado à produtora mineira Filmes de Plástico, uma das mais artisticamente relevantes do país hoje, responsável por obras como "Temporada" e "No Coração do Mundo".

O Oscar, que acontece em março e tem os finalistas anunciados em fevereiro, recebe apenas uma indicação de cada país não anglófono para brigar na categoria de filme internacional.

No ano passado, o escolhido foi "Deserto Particular", de Aly Muritiba, que seguiu uma longa história de esnobadas no Brasil na categoria —a última vez que o país apareceu na lista foi com "Central do Brasil", em 1999.

O cinema brasileiro, contudo, já deu as caras em outras categorias, como melhor direção, com "Cidade de Deus", melhor animação, com "O Menino e o Mundo", e melhor documentário, com "Democracia em Vertigem".

Erramos: o texto foi alterado

O filme "Marte Um" é ambientado em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, e não no interior de Minas Gerais. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.