Descrição de chapéu Eleições 2022

Sertanejos entram na campanha de Bolsonaro na reta final após longo silêncio

Enquanto Lula conta com manifestações barulhentas, nomes como Gusttavo Lima só apoiaram mesmo o presidente agora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

O resultado das eleições está em aberto, mas se ele dependesse do apoio da classe artística até o final desta semana, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, sairia vencedor no pleito. Isso não significa que haja unanimidade no pensamento político dos artistas, mas que aqueles favoráveis ao petista são muito mais explícitos em demonstrar seu apoio.

Enquanto campanhas para voto útil em Lula na reta final reúnem nomes de peso e são lideradas por Caetano Veloso e Paula Lavigne, e artistas do porte de Anitta declaram voto no petista nas redes, os que estão do lado de Jair Bolsonaro, do Partido Liberal, ensaiaram uma tímida movimentação virtual que só começou a ganhar tração na véspera do primeiro turno.

O ex-presidente Lula em encontro com artistas, intelectuais, representantes dos partidos políticos e movimentos sociais e integrantes de organizações da sociedade civil, no Anhembi
O ex-presidente Lula em encontro com artistas, intelectuais, representantes dos partidos políticos e movimentos sociais e integrantes de organizações da sociedade civil, no Anhembi - Marlene Bergamo / Folhapress

É reflexo disso o evento promovido pela campanha do PT na última segunda, em São Paulo. Lula reuniu de Caetano e Gilberto Gil, que participaram de maneira remota, até Pabllo Vittar, que esteve presente no encontro e se emocionou fazendo um discurso de agradecimento às políticas sociais dos governos petistas.

O apoio vai além da música. Da atriz e modelo Bruna Marquezine ao escritor Itamar Vieira Junior, autor de "Torto Arado", a campanha de Lula tem recebido vídeos e discursos fervorosos a seu favor. É um contraste com o que acontece com Bolsonaro.

Apoiado por uma parte significativa dos cantores sertanejos, o atual presidente tem convivido com um certo silêncio da classe artística. Com exceção de alguns nomes mais barulhentos, como o cantor Latino e os vocalistas dos Raimundos, Digão, e do Ultraje a Rigor, Roger Moreira, eram poucas as manifestações públicas de artistas conhecidos a favor do atual mandatário até este sábado (1º).

A lista de nomes que o apoiaram no passado, mas que já há algum tempo não se manifestam sobre o assunto nas redes, inclui Gusttavo Lima, Zezé Di Camargo e Sérgio Reis, para lembrar alguns. Lima, no entanto, declarou seu voto em Bolsonaro num show nos Estados Unidos neste final de semana.

Sorocaba, da dupla de Fernando & Sorocaba, Marrone, do Bruno & Marrone foram outros que embarcaram na campanha só na reta final. Ana Castela, uma das principais artistas do agronejo, abriu um de seus shows com referências à bandeira do Brasil e com o número de Bolsonaro nas urnas exibido na tela.

Depois que vídeos do evento viralizaram, ela afirmou que não se posiciona politicamente. A produtora do show afirmou que o vídeo exibido na abertura não foi feito pela cantora.

Depois de ser bastante criticado pelos altos cachês recebidos com dinheiro público, no que ficou conhecido como a "CPI do sertanejo", Gusttavo Lima chegou a se afastar de comentários de viés político.

Na época, Lima chorou numa live, dizendo que "é muito triste ser esculhambado, tratado como se fosse um criminoso, um bandido". "Aqui existe um ser humano, um pai de família, ninguém aqui é bandido", ele disse. Foi um sinal de que o cantor ficou incomodado com a visibilidade negativa que recebeu com a polêmica.

Ele ainda deixou de ser sócio do Frigorífico Goiás, conhecido por ter criado a chamada Picanha Mito, com o quilo vendido a R$ 1.800, em homenagem ao presidente. Se continua apoiando Bolsonaro, o cantor não tem deixado isso claro a dias do primeiro turno.

Esse receio de retaliação a partir da manifestação política foi uma tônica identificada pela própria campanha de Bolsonaro. O caso de Lima ainda é parecido com o da dupla Zé Neto & Cristiano, que ecoou o discurso do presidente ao dizer que não usa a Lei Rouanet e criticar a tatuagem íntima de Anitta.

Mas, diferentemente de Lima, Zé Neto continua indicando seu apoio ao candidato do PL, ainda que de maneira discreta. Recentemente, ele gravou um vídeo no Instagram dizendo que estava respondendo, "pela 22ª vez", número de Bolsonaro na eleição, que seu voto é secreto.

Mas a maneira distinta com que os artistas estrelam a campanha de cada um dos dois líderes das pesquisas tem a ver com estratégias também bem diferentes de atuação nas redes. O apoio de alguém do porte da Anitta, apesar de ter sido um momento importante para a campanha de Lula, não é do interesse da movimentação de seu oponente.

Basta lembrar que, para tentar interagir com essa declaração de voto, bolsonaristas afirmaram que Anitta seria uma "mulher vulgar", com uma tatuagem no ânus, distante de uma figura feminina recatada.

E, enquanto Lula segue repostando uma série de apoios dos artistas em suas próprias redes sociais, as manifestações de apoio a Bolsonaro seguem mais restritas aos perfis dos que resolvem se posicionar.

Os sertanejos, de maneira geral, já têm o costume de tratar menos de política do que seus colegas de outros gêneros, seja em suas músicas ou em posicionamentos públicos. Nas eleições de 2022, essa tem sido a toada —por medo, cautela ou visão estratégia da própria carreira.

Se, por um lado, sertanejos bolsonaristas temem ter a imagem danificada para o mercado publicitário, a opinião pública e setores da mídia, por outro, aqueles que são contrários ao presidente também temem acabar tendo a carreira afetada ao se posicionar. É o caso de João Gomes, estrela do piseiro, o estilo eletrônico de forró, que apareceu num vídeo endossando coros contrários a Bolsonaro no Rock in Rio.

Seu show em Imperatriz, reduto de apoiadores de Bolsonaro no Maranhão, quase foi cancelado depois de o sindicato rural da cidade fazer um pronunciamento afirmando que não aceitaria a presença do cantor no Parque de Exposições, onde o evento aconteceria. A apresentação acabou sendo transferida para outro espaço, e Gomes foi ao Twitter. "Queria pedir desculpas por citar um nome que jamais poderia citar", ele escreveu.

Comprar brigar com esses sindicatos rurais não é interessante para artistas do sertanejo —e também do forró, caso de Gomes—, já que é comum que eles estejam por trás da organização de feiras agropecuárias, palcos importantes para o gênero. Essas entidades são, assim como o agronegócio, em sua maioria alinhadas a Bolsonaro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.