Descrição de chapéu Livros LGBTQIA+

JK Rowling alfineta fã que pedia boicote contra novos produtos de Harry Potter

Próximo lançamento de seu mudo bruxo é o game 'Hogwarts Legacy', previsto para 2023 e tido como alvo de parte dos fãs

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

JK Rowling, autora de Harry Potter, enfrenta um novo boicote. Parte dos fãs da franquia dizem que vão evitar o novo jogo de videogame de seu mundo bruxo, "Hogwarts Legacy", previsto para ser lançado no começo de 2023, por causa de comentários considerados transfóbicos.

Foto de JK Rowling
A escritora dos livros de Harry Potter JK Rowling. - Debra Hurford Brown/Divulgação

Uma fã no Twitter escreveu que não julga ninguém por gostar da franquia, já que é uma obra que traz conforto às pessoas, mas disse que considera danoso o apoio ao novo game.

Rowling respondeu à fã. "Pensamento absolutista é incompatível com possuir qualquer coisa conectada a mim", escreveu. "Os virtuosos não queimariam apenas seus livros e filmes, mas a biblioteca local, tudo que tiver coruja estampada ou até seus cachorros."

A defesa de Rowling contra o boicote continuou, quando outro usuário afirmou não ver problema em ler os livros da escritora, mas sem ninguém saber e sem dar engajamento a produtos da franquia no streaming ou em jogos.

"Estou chocada. Esse indivíduo realmente defende ler os livros porque ‘ninguém precisa saber’. Tudo certo até você ficar bêbado e soltar uma citação de um dos meus livros, querido. Dizer que nunca os leu em público não vai te salvar quando a polícia ver suas meias da Lufa-Lufa", acrescentou, em referência a uma das casas de Hogwarts, sua escola de magia.

Na semana passada, a escritora provocou mais uma vez ativistas trans nas redes sociais. Ela publicou, em inglês, a mensagem Merry Terfmas, que mistura o termo "christmas" com "terf". Este último se refere à sigla usada para nomear feministas tidas como radicais, que não consideram pessoas trans como mulheres.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.