Descrição de chapéu ataque à democracia

Câmara não viu danos em vitral de Marianne Peretti supostamente atacado

Obra 'Araguaia' de artista franco-brasileira é de 1977 e foi feito como parte do projeto de decoração do Salão Verde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O vitral "Araguaia" de Marianne Peretti, obra de 1977 que fica no Salão Verde do Congresso Nacional, teria sido danificado por manifestantes golpistas durante invasão aos Três Poderes. A assessoria da Câmara dos Deputados diz que a obra não foi afetada.

Painel Araguaia, 1977, de Marianne Peretti; Vidro temperado  245 x 1310 cm
O painel 'Araguaia', de 1977, de Marianne Peretti, que fica no Salão Verde do Congresso Nacional, danificado durante a invasão de apoiadores de Bolsonaro aos Três Poderes - Folhapress

A maquete tátil teria sido uma das diversas obras que foram afetadas ou destruídas pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Uma perícia aprofundada a ser realizada nas peças pode identificar possíveis danos que ainda não foram encontrados.

"Araguaia" foi feito a partir do projeto de decoração do Salão Verde, que incluiu obras de arte e mobiliário que ajudasse a delimitar os espaços e valorizar o ambiente a partir da ampliação da casa, nos anos 1970.

Nesta maquete tátil, a artista franco-brasileira usou uma técnica que simula o movimento das figuras geométricas colocadas sobre o vidro, remetendo ao curso de um rio. A obra foi feita com vidro temperado e jatos de areia.

A artista plástica franco-brasileira Marianne Peretti - Folhapress

Peretti, única mulher no time do arquiteto Oscar Niemeyer, também criou os vitrais da Catedral de Brasília, com um estilo marcado pela estrutura orgânica de formas naturais, retalhos que lembram folhas, gotas d'água e raios solares. No Salão Nobre do Congresso, ela deixou ainda o vitral "Phasifae", e o painel "Alumbramento", no Salão Branco.

Seu primeiro trabalho na capital foi um vitral na capela do Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, espécie de ensaio para a escala monumental da catedral. Ainda há obras suas no Memorial JK e Teatro Nacional, em Brasília.

Fotografias e vídeos nas redes sociais também mostram a depredação de itens do patrimônio como de um crucifixo do STF, da cadeira da presidente do STF, Rosa Weber, assinada pelo designer Jorge Zalszupin, da porta do ministro do STF Alexandre de Moraes e da escultura "A Justiça", de Alfredo Ceschiatti.

Erramos: o texto foi alterado

A informação de que 'Araguaia' não havia sido afetada foi dada pela assessoria da Câmara dos Deputados, não da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.