Descrição de chapéu Televisão

Glória Maria foi a primeira jornalista a entrar ao vivo e a cores na televisão brasileira

Jornalista também fez história ao realizar a primeira transmissão em alta definição, durante o Fantástico, em 2007

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Morta nesta quinta-feira vítima de um câncer, a jornalista Glória Maria construiu uma carreira cheia de momentos emblemáticos. Um deles aconteceu em 1977, quando ela se tornou a primeira repórter a entrar ao vivo e a cores no Jornal Nacional, da TV Globo, considerado o telejornal mais importante do país.

Gloria Maria em retrato de 2010 durante a Copa do Mundo da África do Sul
Gloria Maria em retrato de 2010 durante a Copa do Mundo da África do Sul - Divulgação

Na ocasião, a jornalista mostrou o movimento de saída de carros do Rio de Janeiro durante um fim de semana. Em entrevista ao projeto Memória Globo, ela lembrou que uma lâmpada queimou e ela precisou improvisar, algo que teve de fazer outras vezes ao longo de sua carreira.

"Quando a lâmpada queimou, faltava um minuto para a entrada ao vivo. O jeito foi acender a luz da Veraneio", disse, em referência a um carro que era usado pela emissora. Para conseguir fazer a reportagem, Glória e o repórter cinematográfico tiveram de ficar de joelhos, com o farol no rosto da jornalista, para garantir a iluminação.

Glória Maria voltaria a ser pioneira três décadas depois. Em 2007, ela se tornou a primeira profissional a fazer uma transmissão em alta definição na televisão brasileira. A reportagem, transmitida no Fantástico, tratava da festa do pequi, fruta de cor amarela adorada pelos kamaiurás, no Alto Xingu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.