Descrição de chapéu Filmes

Sindicato de roteiristas de Hollywood quer permitir ChatGPT para fazer roteiros

Scripts poderiam ser feitos com ajuda da ferramenta desde que não afete os créditos dos escritores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O sindicato de roteiristas de Hollywood pretende permitir que roteiros possam ser escritos com auxílio da inteligência artificial desde que isso não afete os créditos dos escritores.

De acordo com o site Variety, a associação já havia indicado que pretende regulamentar o uso de IA no processo de escrita, uma vez que esse mecanismo tem deixado escritores inquietos. Alguns deles acham que podem perder empregos com a chegada de ferramentas como o ChatGPT.

Logomarca do ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial - Stefani Reynolds/AFP

A ferramenta é capaz de entender linguagem e gerar uma resposta semelhante ao fruto do intelecto humano após receber um pedido, podendo ser usado, inclusive, para redigir artigos.

A proposta da associação permitiria que escritores possam usar o ChatGPT para ajudar a escrever um roteiro sem ter que compartilhar o crédito de escrita.

Além disso, um estúdio poderia entregar ao escritor um roteiro gerado por IA para que ele reescreva ou faça melhorias. Nesse caso, o escritor continuaria sendo considerado o autor principal da obra.

A proposta, no entanto, não inclui o cenário em que um programa de inteligência artificial possa escrever um script inteiramente por conta própria, sem a ajuda de uma pessoa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.