Karim Aïnouz grita 'viva o Lula' ao lançar 'Firebrand' no Festival de Cannes

Cineasta cearense concorre à Palma de Ouro com seu primeiro filme estrangeiro, sobre Catherine Parr e Henrique 8º

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cannes (França)

Karim Aïnouz, cineasta cearense que concorre à Palma de Ouro no Festival de Cannes, aproveitou o lançamento de seu filme, "Firebrand", neste domingo (21) para mostrar apoio ao presidente Lula no teatro Lumière, onde acontecem as sessões de gala do evento.

Alicia Vikander, Karim Aïnouz e Jude Law no tapete vermelho de "Firebrand", em Cannes - Valery Hache/AFP

Dentro da sala, depois da sessão do longa, Aïnouz tomou o microfone para falar do projeto, como é praxe nos filmes da mostra competitiva, e agradeceu aos atores Alicia Vikander e Jude Law pelo trabalho como Catherine Parr e Henrique 8º na trama.

Na sequência, emendou: "Viva o Brasil, viva o cinema brasileiro, viva o Lula". A mensagem foi recebida com uma salva de palmas diante da principal tela do festival francês. O filme, também, foi recebido de forma calorosa e as primeiras críticas da imprensa presente em Cannes são positivas.

Apesar de ter um cearense na direção, "Firebrand" é uma produção britânica, que acompanha o último relacionamento do monarca inglês famoso por mandar matar duas de suas mulheres.

Em conversa com este jornal antes da estreia, o cineasta já havia dado uma alfinetada em Bolsonaro ao dizer que o novo filme foi fruto do descaso do ex-presidente com o audiovisual. Foi pela ausência de políticas públicas de incentivo nos últimos quatro anos, conta Aïnouz, que ele decidiu filmar fora do país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.