Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2010 - 11h10

Versos de John Keats são reeditados com tradução cuidadosa

Publicidade

NOEMI JAFFE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"'A beleza é a verdade, a verdade a beleza' --é tudo/ O que sabeis na terra, e tudo o que deveis saber." Talvez na voz de outro poeta, estes versos tão assertivos e solenes soassem como presunção.

Não na voz de Keats (1795-1821), entretanto, para quem este era o fundamento da vida (que durou apenas 24 anos) e que conseguiu atingir esta coincidência --entre Verdade e Beleza-- em sua poesia.

Na aurora do romantismo inglês, "Verdade" e "Beleza", em maiúsculas e no singular, ainda faziam sentido.

O vínculo idealista entre a ética (aqui representada pela "Verdade") e a estética (a "Beleza") tinha significação fundamental tanto para a filosofia como para a poesia.

Hoje estas mesmas palavras são, ao contrário, utilizadas somente em minúsculas e no plural. Temos verdades e belezas.

No livro "Ode sobre a Melancolia e Outros Poemas", da editora Hedra, Péricles Eugênio da Silva Ramos faz um estabelecimento de texto cuidadoso, em que percorre alguns dos caminhos que levaram o poeta a este lugar desconhecido, onde está reunido "tudo o que devemos saber na terra".

O crítico e tradutor (e também poeta da geração de 45), mostra, no prefácio, como o próprio Keats escreveu sobre a equivalência entre "Verdade" e "Beleza", defendendo ainda outros valores de grandezas semelhantes, como a intensidade, a capacidade de manter-se em permanente estado de incerteza e o esvaziamento da personalidade.

Alteridade

Este último, para Keats, é um traço essencial para que, num poema, ressoe o Belo intacto, não corrompido pelos caprichos do Eu. "O poeta é o mais impoético de tudo o que existe, porque não tem identidade; continuamente adentra e enche outro corpo."

Tudo isso muito antes de surgir, por exemplo, um poeta como Fernando Pessoa, que fez dessa alteridade, ou da heteronomia, uma prática de vida e da poesia.

A "Ode sobre uma Urna Grega", a "Ode a um Rouxinol" e a "Ode sobre a Melancolia" são apenas três dentre vários outros poemas em que se leem a melancolia aliada à alegria, o passado ao presente, a morte à vida, e todas no limite mais belo da linguagem poética.

Mas, embora tanto o prefácio como as traduções desta reedição (originalmente publicada pela Art Editora, em 1985) tenham caráter referencial para os estudiosos e interessados na poesia de Keats, há traduções melhores para vários de seus poemas, como, por exemplo, as de Augusto de Campos para o "Endimião" ou para a "Ode sobre uma Urna Grega" (Unicamp, 2009).

Enquanto Silva Ramos elimina as rimas e o metro fixo, mantendo somente o andamento, Augusto de Campos escolhe um metro e mantém as rimas, além de alcançar efeito poético equivalente ao do idioma inglês, em língua portuguesa.

Como traço de fidelidade ao original, a tradução de Silva Ramos tem muitos méritos. Mas a tradução poética, já se sabe, não é somente uma questão de fidelidade ao conteúdo.

Ode Sobre a Melancolia e Outros Poemas
Autor: John Keats
Tradução: Péricles Eugênio da Silva Ramos
Editora: Hedra
Quanto: R$ 15 (154 págs.)
Avaliação: bom

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página