Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2010 - 09h54

Escritor cria série juvenil para manter atenção do filho

Publicidade

CRISTINA FIBE
DE NOVA YORK

A dislexia e o transtorno do déficit de atenção de Haley Riordan, 15, levaram o seu pai, o professor de inglês e história Rick, 46, ao topo da carreira de escritor.

Um dia, Rick Riordan percebeu que a mitologia grega era capaz de manter a concentração de seu filho, à época com nove anos. Contou os mesmos mitos por noites a fio, até Haley pedir ao pai que inventasse algo novo.

Foi assim que surgiu Percy Jackson, protagonista de uma série de cinco livros que já vendeu 15 milhões de cópias nos EUA e foi traduzida para mais de 30 línguas.

Larry D. Moore/Creative Commons
Descrição Rick riordan 2007.jpg Rick Riordan at the 2007 Texas Book Festival, Austin, Texas, United States. Data 3 de novembro de 2007(2007-11-03) Fonte © 2007 Larry D. Moore
O escritor Rick riordan, autor de Percy Jackson, que já vendeu 15 milhões de cópias nos EUA

Percy, um menino disléxico que descobre ser filho de um deus grego, debutou em 2005, com "O Ladrão de Raios" --que foi lançado no Brasil em 2008, pela Intrínseca (400 págs., R$ 30), e virou filme neste ano, com direção de Chris Columbus (de dois "Harry Potter").

A sequência foi encerrada em 2009, com "O Último Olimpiano", que só chega ao Brasil em agosto.

Riordan, texano que já havia alcançado a fama nos EUA com uma série adulta de mistério, "Tres Navarre", viu o seu nome catapultado internacionalmente e comparado a J.K. Rowling, de "Harry Potter".

Paralelo, aliás, que não rejeita, apesar de a britânica ter vendido mais de 400 milhões de cópias pelo mundo, com traduções para 67 línguas.

MITOLOGIA MODERNA

Em entrevista ao jornal "Guardian", Riordan disse ter aprendido lições com Rowling, responsável por convencê-lo de que escrever para crianças era algo "viável".

Tão viável que ele deixou de dar aulas, após 15 anos, para finalizar dois livros ao ano, meta que se impôs para superar seus próprios problemas de concentração.

O alvo continuará sendo o público infantil. Riordan, que como aluno não gostava de ler as obras que a escola impunha, tem a postura de professor que quer ensinar com alguma diversão.

Ele usa seus ex-alunos como inspiração para os personagens da sua mitologia "atualizada" --com semideuses que usam celular--, e testa a eficácia de cada nova obra com Haley e seu outro filho, Patrick, 12.

"Se eles não rirem quando deveriam ou perderem o interesse, ele volta e reescreve. Quando o manuscrito chega às nossas mãos, já foi testado", conta à Folha a empresária do escritor, Nancy Gallt.

O método parece funcionar. O seu livro mais recente, "The Red Pyramid" (a pirâmide vermelha), que inicia nova série, é o infantil mais vendido nos EUA, segundo o site Publishers Weekly.

O próximo lançamento, "The Lost Hero", em que a participação de Percy está prometida, sai da fábrica Riordan em outubro, mas já aparece entre os livros mais pedidos na Amazon.com.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página