Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2010 - 18h24

Super-heróis "reais" se encontram em San Diego para ajudar desabrigados

Publicidade

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A SAN DIEGO (EUA)

Mister Xtreme não revela seu nome verdadeiro. Ele usa uma máscara verde, óculos de aviador, grandes luvas de hóquei e um colete à prova de balas por baixo da camiseta também verde.

Sua arma? Um "cooler" com rodinhas recheado de garrafinhas de água. Sua missão? Ajudar os sem-teto de San Diego, sul da Califórnia.

Mister Xtreme não está sozinho. Ele faz parte de uma "liga da justiça" de pessoas comuns que se vestem como super-heróis e saem por aí fazendo caridade ou até mesmo, segundo eles, combatendo o crime. O movimento ganhou o nome de "real-life superheros", algo como super-heróis da vida real, e eles afirmam que há 250 pessoas nos EUA e outras 50 pelo mundo.

Mister Xtreme se encontrou com RazorHawk, DCsGuardian, Urban Avenger e Thanatos na noite de sexta-feira (23), em San Diego, onde acontece até domingo o maior evento de quadrinhos e cultura pop do mundo, o Comic-Con.

A feira é famosa por reunir mais de 120 mil pessoas, muitas das quais fantasiadas de seus personagens favoritos. À 1h, as ruas do centro da cidade estavam lotadas, e muitos paravam para tirar fotos com os super-heróis.

"Não usamos violência, não é isso. Queremos ajudar as pessoas. Se você faz isso sem fantasia, ninguém dá bola. Mas com a roupa especial, ganha um peso diferente. Você faz mais diferença e chama mais atenção para os problemas da comunidade", explica Mister Xtreme.

RazorHawk, 42, veio de Minneapolis com a família e as duas filhas, de férias para curtir o Comic-Con, mas aproveitou a noite para conhecer seus colegas. Há dois anos ele veste sua jaqueta de vinil azul e laranja, além de ajudar outros super-heróis a criar roupas.

Ele também fundou o grupo Great Lakes Heroes Guild, atualmente com sete integrantes. "Nós damos suporte aos outros super-heróis, ajudamos também a manter o pé no chão, damos treinamento, ensinamos o que é certo e errado, essas coisas", disse RazorHawk, de cabelo moicano e óculos escuros.

"Sabe, salvar o mundo começa em casa, educando seus filhos, ajudando seus amigos. Isso também é importante."

Ele costuma visitar hospitais infantis, fazer trabalho de caridade no bairro onde mora e organizar eventos para arrecadar dinheiro ou comida.

DCsGuardian, que veio de Washington, tem até um cartão profissional com seu e-mail e sua página no MySpace. Além de fazer patrulha à noite, ele ensina "responsabilidade individual" e a Constituição dos EUA.

"Você não pode infringir a lei. Mas você pode ajudar a lei. Existem ótimas maneiras de mudar o mundo. Nós queremos mudar o mundo", disse DCsGuardian.

Divulgação
DC's Guardian
DCsGuardian faz parte de uma "liga da justiça" de pessoas comuns que se vestem como super-heróis para fazer caridade
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página