Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2010 - 11h24

Monique Gardenberg adota realismo na direção de "Inverno da Luz Vermelha"

Publicidade

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem viu as direções de Monique Gardenberg para as peças "Os Sete Afluentes do Rio Ota", de Robert Lepage, e "Baque", de Neil LaBute, pode se surpreender com seu novo projeto de palco.

"Inverno da Luz Vermelha", do americano Adam Rapp, estreia hoje em SP.

Os dois espetáculos anteriores buscaram caminhos distantes do realismo, mesmo porque os textos que lhes deram base assim pediam para ser tratados.

Já o novo texto tem diálogos coloquiais. A história encenada transcorre durante duas horas --que é também o tempo de duração do espetáculo. Como na velha comparação: é como se estivéssemos olhando pelo buraco da fechadura.

"Essa peça pede para que a mão do diretor não apareça tanto", diz Gardenberg sobre o enredo, que se passa primeiramente em um hotel de Amsterdã e depois em um apartamento de Nova York, que na versão vira São Paulo.

Lenise Pinheiro/Folhapress
Atores ensaiam "Inverno da Luz Vermelha", que estreia hoje
Atores ensaiam "Inverno da Luz Vermelha", que estreia hoje

Em Amsterdã acontece o encontro. E em São Paulo, o desencontro de três jovens de naturezas quase divergentes. São interpretados por Rafael Primot (que este ano ganhou um Shell como melhor autor por "O Livro dos Monstros Guardados"), Marjorie Estiano e André Frateschi.

A tensão toma forma a medida que cada um deles se arma para conquistar o outro, em geral sem reciprocidade.

Essa é a ferramenta fundamental do texto de um dramaturgo também jovem. Rapp tem 42 anos, uma indicação ao Pulitzer e uma carreira ainda "sob análise" do cenário crítico americano.

Nem sempre os personagens estão juntos em cena e a combinação dos pares permite novos jogos, com cuidadosas mudanças de temperamento. Primeiro ficam juntos os dois amigos, com insinuações de que se sentem atraídos; depois cada um deles com ela, uma prostituta.

"Na primeira vez que eu li o texto, pensei: 'Não quero dirigir uma peça sobre um tonto e um babaca'", brinca Gardenberg sobre os rapazes. Ou ainda sobre aquela resistência inicial de levar esse projeto adiante --e a descoberta de que o realismo ainda tem lugar no cenário contemporâneo.

INVERNO DA LUZ VERMELHA
ONDE: Teatro Faap (r. Alagoas, 903, tel. 0/xx/11/3662-7233)
QUANDO: sex. e sáb., às 21h, dom., às 18h; até 26/9
QUANTO: R$ 60
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página