Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2010 - 15h56

Douglas Gordon

Publicidade

DE SÃO PAULO

O premiado artista escocês Douglas Gordon é autor de uma obra de tendência autobiográfica, em que trabalha a percepção do tempo.

Nasceu em 1966, em Glasgow (Escócia), e produz vídeos, fotografias, instalações, esculturas e trabalhos com texto.

Ficou conhecido ao propor uma ressignificação de gêneros cinematográficos como o suspense, o terror, os filmes policiais e os filmes B --em uma de suas obras mais célebres, "24 Hour Psycho", de 1993, o artista apresentou uma versão desacelerada do clássico de Hitchcock, com duração de um dia.

Em 1996, ganhou o Turner Prize, e em 1997 representou a Grã Bretanha na Bienal de Veneza. Em 1998, ganhou o prêmio Hugo Boss.

Produziu ainda, em coautoria com Philippe Parreno, o filme "Zidane - Um Retrato Do Século 21", em que reencena um jogo de futebol a partir da perspectiva do jogador.

Na Bienal, apresenta a videoinstalação "Pretty much every film and video work from about 1992 until now. To be seen on monitors, some with headphones, others run silently, and all simultaneously" --uma retrospectiva de seus trabalhos em filme e vídeo desde mais ou menos 1992 até agora, para serem vistos em monitores, alguns com fones de ouvido, outros sem som e todos simultaneamente.

Vive e trabalha em Berlim, Nova York e Glasgow.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página