Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2010 - 19h11

Hélio Oiticica

Publicidade

DE SÃO PAULO

A obra de Hélio Oiticica (1937-1980), um dos mais importantes artistas brasileiros do século 20, é marcada pelo desejo de uma interação maior da arte com a vida.

Artista performático, pintor e escultor, Oiticica estudou pintura em 1954 com Ivan Serpa, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, mas renegaria a produção dessa fase. "Não há por que levar a sério minha produção pré-59", escreveu, em 1972.

Para fugir dos rigores geométricos, Oiticica rompe com a arte concreta e adere ao neoconcretismo, movimento carioca formado em 1959 por Lygia Pape, Lygia Clark, Ivan Serpa, Ferreira Gullar, entre outros, que buscava uma participação maior do espectador com a obra.

A partir de então, seu trabalho começa a abandonar a tela, criando obras que o público podia manipular, percorrer, como os primeiros "Penetráveis", ou vestir, como os "Parangolés".

A 29ª Bienal reconstrói seus "Ninhos", e expõe o bólide "Homenagem a Cara de Cavalo" e a bandeira "Seja marginal, seja herói", obras em que Oiticica homenageia dois bandidos mortos pela polícia carioca.

Viveu em Nova York entre 1970 e 1978 e morreu no Rio de Janeiro, em 1980.

Em 2009 um incêndio na residência de César Oiticica destrói parte do acervo de Hélio Oiticica.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página