Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2010 - 08h45

Folha.com faz estreia mundial de gravações de Bach com João Carlos Martins

Publicidade

RICARDO FELTRIN
DE SÃO PAULO

A Folha.com faz durante todo este domingo, no intervalo da cobertura das eleições 2010,a primeira audição mundial pública das "Obras Completas para Teclado de Johann Sebastian Bach por João Carlos Martins".

Martins é o único pianista da história a ter gravado sozinho, na íntegra, o acervo completo de Bach (1685-1750) para piano e cravo e suas variações. Outros pianistas, como Glenn Gould (1932-1982), tentaram, mas jamais completaram a obra.

As gravações foram feitas ao longo de três décadas, em três continentes. No percurso, Martins sofreu acidentes graves e foi vítima de violência que lhe tomaram quase que totalmente o movimento das mãos.

O terço final dessa série de gravações foi feito, inclusive, após o músico sofrer cirurgias e se submeter a anos de fisioterapia e tratamentos doloroso. Como as gravações utilizaram pianos diferentes, há um raro mix de texturas e sonoridades, e mesmo algumas falhas (dos pianos, não do pianista) não prejudicam a grandiosidade e ineditismo do trabalho.

No total as gravações somam mais de 16 horas. O acervo doi digitalizado com exclusividade pela Folha.com e entrará a seguir na Rádio Folha. Também estará disponível para iPhone e iPad.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página