Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2010 - 17h12

Galeria de Londres impede acesso do público a obra de Ai Weiwei

Publicidade

MIKE COLLETT-WHITE
DA REUTERS, EM LONDRES

A instalação montada pelo artista chinês Ai Weiwei no gigantesco Salão Turbina da galeria Tate Modern, em Londres, foi fechada ao público devido a receios de que esteja provocando níveis de poeira perigosos para a saúde.

Veja imagens da mostra "Sunflower Seeds"

"Sunflower Seeds" (Sementes de girassol), parte da destacada Série Unilever, que convida artistas a preencher o espaço cavernoso a cada ano, consiste em cerca de 100 milhões de réplicas de sementes de girassol feitas individualmente de porcelana, e os visitantes eram convidados a andar sobre elas.

"Embora a porcelana seja muito resistente, a interação entusiasmada dos visitantes resultou em um nível acima do previsto de poeira no Salão Turbina", informou a galeria em comunicado à imprensa.

Andy Rain/Efe
Artista Ai Weiwei segura um punhado de "sementes" de sua obra que foi fechada pela galeria Tate Modern
Artista Ai Weiwei segura um punhado de "sementes" de sua obra que foi fechada pela galeria Tate Modern

"O parecer ouvido pelo Tate diz que essa poeira, se inalada repetidamente por um período prolongado, pode ser nociva à saúde. Consequentemente, após consulta com o artista, a Tate decidiu não permitir que os visitantes caminhem sobre a escultura."

A obra é vista como o comentário de Ai sobre a vida em um país densamente povoado em que o individualismo pode se perder, além de sua interpretação da interligação de milhões de pessoas pela Internet.

Antes mesmo do surgimento da preocupação com a poeira, temia-se que algumas pessoas estivessem roubando as réplicas de sementes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página