Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2011 - 21h27

Canal de TV de Oprah Winfrey estreia em 3º lugar entre os canais a cabo

Publicidade

JILL SERJEANT
DA REUTERS, EM LOS ANGELES

A aposta arrojada de Oprah Winfrey no seu canal OWN TV estreou com críticas positivas e audiência promissora no fim de semana, conquistando cínicos com seu tom otimista.

Mas muitos fãs de Oprah expressaram desânimo por não poderem receber o canal novo sem pagar mais por seus pacotes de televisão a cabo, dinheiro que muitos não têm condições de gastar no momento.

A rede de televisão OWN, uma sociedade entre a influente apresentadora e a Discovery Communications que tem como público-alvo mulheres de meia-idade, fez sua estreia no sábado depois de três anos de planejamento.

De acordo com números preliminares da Nielsen, a OWN teve uma audiência de uma média de um milhão de norte-americanos no horário nobre do sábado, e ficou em terceiro lugar entre os canais a cabo com comerciais para mulheres entre 25 e 54 anos.

O programa de entrevistas diurno "The Oprah Winfrey Show", no canal aberto ABC, atrai cerca de seis milhões de espectadores todos os dias. Winfrey, de 56 anos, vai terminar o programa na segundo semestre de 2011 para se concentrar na OWN TV.

Evan Agostini/AP
Oprah Winfrey
A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, que recebeu boas críticas de especialistas em televisão por seu canal a cabo

A programação inicial da OWN incluiu uma visita aos bastidores do "The Oprah Winfrey Show", dicas do Dr. Phil MGraw e Suze Orman, e entrevistas longas com celebridades como o produtor musical Jay-Z e a jornalista Diane Sawyer.

A crítica de TV do "New York Times", Alessandra Stanley, disse que o canal é uma "zona sem cinismo" e sem "uma pitada de malícia".

Caryn James, do Indiewire, disse que em meio "ao monte de abobrinhas de estilo de vida" havia "uma surpreendente camada de substância".

A missão da OWN é a autodescoberta e a celebração do "melhor de si mesmo". Críticos de mídia da Mediaite.com e Salon.com também aprovaram esse conceito e o novo canal.

O canal está disponível em 80 milhões de domicílios, ou 67 por cento do total nos EUA. Muitos fãs de Oprah lamentam que só poderão acessar o canal pagando mais caro.

"Nem te conto como estou decepcionado (Oprah disse 'assista, assista, assista minha nova rede') e desapontado. Oprah, perdi o programa em que nos disse que a sua nova rede ia nos custar $$$$", escreveu um telespectador num fórum da OWN nesta segunda-feira (3).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página