Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2011 - 08h27

"Insensato Coração" tem papéis marcantes e temas recorrentes de Gilberto Braga

Publicidade

TONY GOES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O primeiro capítulo de "Insensato Coração" foi divertido como uma festa luxuosa que termina em pancadaria.

Aliás, festa foi o que não faltou: houve uma entrega de prêmios numa boate, um desfile de moda à beira-mar e os preparativos para uma recepção de casamento.

Bem o que se espera de uma novela de Gilberto Braga (perdão, Ricardo Linhares, mas Braga é uma grife e você ainda não é).

Também estavam presentes outros temas recorrentes do autor de "Vale Tudo" (1988/89) (que ele também não escreveu sozinho, mas cuja glória lhe é atribuída quase que exclusivamente).

Naquela trama, havia uma companhia aérea chamada TCA; nesta, há uma CTA.

Deborah Secco repete o personagem de "Celebridade" (2003/04), a modelo e atriz Darlene. Agora é Natalie Lamour, ex-"BBB", e não mede esforços para recuperar seus 15 minutos de fama.

A cena em que despejou um sonífero no copo de Daniela Sarahyba, no papel de si mesma, já entrou para a história. Feito uma Lucrécia Bórgia (1480-1519) pós-moderna, Natalie roubou os holofotes e provocou risos.

Ela é amiga do promoter Roni Fragonard cujo sobrenome é outro "leitmotiv" braguiano (quem viu "Água Viva", de 1980, não se esquece de Miguel Fragonard).

O personagem de Leonardo Miggiorin fará parte do tão comentado "núcleo gay", que ainda não revelou seus outros integrantes.

Ainda bem: qualquer primeiro capítulo é uma avalanche de caras novas e o espectador demora um pouco para entender quem é quem.

Anteontem as relações de parentesco não ficaram muito claras, mas pelo menos as diversas famílias foram bem definidas. Ponto para a direção de Dênis Carvalho.

Alex Carvalho/Divulgação/TV Globo
Raul (Antonio Fagundes) e Wanda (Natália do Valle) em cena de "Insensato Coração", novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares
Wanda (Natália do Valle) e Raul (Antonio Fagundes) em 'Insensato Coração', de Gilberto Braga e Ricardo Linhares

MAQUETE

Nas redes sociais, o personagem mais debatido foi o André Gurgel de Lázaro Ramos. O ator é um dos melhores de sua geração, mas convencer como um pegador irresistível será um desafio.

O resto do elenco parece se encaixar nos papéis: Antonio Fagundes como o empresário poderoso, Natália do Valle como a esposa atormentada, Natália Thimberg como a matriarca que fala francês.

Mas o coração de "Insensato" deve ser a relação dos irmãos Pedro e Léo, vividos por Eriberto Leão e Gabriel Braga Nunes.

Um é bom e o outro, mau: Léo trama golpes, Pedro salva um avião de sequestro. Essa cena encerrou o primeiro capítulo e foi surpreendentemente mal produzida.

A aeronave era imensa por dentro, o oposto das modernas latas de sardinha. Os passageiros mal se abalaram. E o avião visto de fora era nitidamente uma maquete: só faltaram os fios a suspendê-lo.

Tudo terminou com um beijo apaixonado entre o mocinho e a mocinha. Ah, nada como um ato heroico para despertar o desejo.

NA TV
Insensato Coração
Novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares
QUANDO de seg. a sáb, às 21h, na Globo
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO bom

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página