Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2011 - 11h28

Som animado do Les Pops gera o primeiro grande disco do ano

Publicidade

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

O nome (Les Pops) e o título do álbum ("Quero Ser Cool") podem sugerir uma banda jovem querendo ser engraçada. Mas o primeiro grande disco nacional de 2011 não é nada disso.

Trata-se de um trio de músicos não tão moços assim, todos estão com 33 anos. E os três não tentam ser engraçados. Eles já são, e muito.

Nada a ver com versos com piadinhas, refrão de duplo sentido ou outro recurso fácil. As letras do Les Pops têm ironia e cinismo, mas encravados em poesia esperta, lírica até onde uma banda pop pode (e deve) ser.

O grupo nasceu há pouco mais de um ano, seu primeiro show foi em setembro de 2009. Reúne músicos que têm carreiras individuais: Thiago Antunes, Daniel Lopes e Rodrigo Bittencourt.

"Não nos juntamos e a partir daí criamos novo material. Utilizamos canções compostas nos trabalhos individuais e fomos descobrindo quais se encaixavam no projeto dessa banda, que nasceu assim, de amizade", conta Rodrigo.

Thiago Antunes se mostra o mais versátil, tocando no disco acordeão, ukelele, banjo. Daniel toca... guitarraxo. Que nada mais é do que uma guitarra tocada como um baixo. Neste primeiro álbum, o grupo agregou à trupe o baterista Raphael Miranda.

"Como a banda é formada por compositores que também são cantores e guitarristas, eles se revezam nos instrumentos, daí o disco soa diversificado", explica.

Ulisses Bezerra/Divulgação
Os cantores e instrumentistas Rodrigo Bittencourt, Thiago Antunese e Daniel Lopes, integrantes do grupo carioca Les Pops, que lança "Quero Ser Cool"
Os cantores e instrumentistas Rodrigo Bittencourt, Thiago Antunese e Daniel Lopes, integrantes do Les Pops

Se há algo que se defina como "proposta", talvez seja a vontade de brincar com a moçada da zona sul carioca, "intelectual" e "moderna".

Eles são "estrangeiros" nessa cena. Rodrigo é do Méier, Daniel nasceu em Bangu, e Thiago é forasteiro de verdade, de Campinas.

Os alvos da brincadeira "quero ser cool" frequentam bares da moda, cita filósofos às duas da manhã e se veste de modo muito bem planejado para parecer desleixado.

O curioso é que o trio que na faixa título zomba de quem fica em boteco "falando umas bobagens/ sobre Nietzsche e Platão/ falando de Bukowski/ escalando a seleção" também é a banda que grava "E La Nave Va", uma intrincada letra que brinca com muitas citações cinematográficas, de Fellini a Glauber Rocha.

A esperteza divertida tem outros grandes momentos no disco, como em "Aluguel em Abbey Road", que fala dos Beatles, e na cover "Camisa Listrada", de Assis Valente.

Les Pops lança o disco nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, no Café Pequeno (Leblon).

Difícil será continuar a divulgação. Todos têm seus projetos. Rodrigo, que é cineasta, roda seu primeiro longa nos próximos meses. Resta torcer que sobre tempo para o Les Pops.

QUERO SER COOL
ARTISTA Les Pops
LANÇAMENTO Discobertas
QUANTO R$ 25, em média

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página