Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2011 - 11h04

Filme sobre Albânia embola disputa no Festival de Berlim

Publicidade

ANA PAULA SOUSA
ENVIADA ESPECIAL A BERLIM

Quando o festival de Berlim parecia estar se acalmando, com a programação em sua reta final, eis que surge um filmaço na tela do Berlinale Palast.

"The Forgiveness of Blood", exibido hoje cedo numa sessão para a imprensa, foi aplaudido ao fim da projeção. Era a boa surpresa guardada pelos organizadores da mostra competitiva.

O filme dirigido pelo norte-americano Joshua Marston, que fez o longa-metragem "Maria Cheia de Graça" (2004) e dirigiu episódios de séries como "A Sete Palmos" e "Lei e Ordem", é um épico rural e intimista.

Divulgação
"The Forgiveness of Blood"
Cena de "The Forgiveness of Blood", filme exibido nesta sexta-feira no Festival de Berlim

A história se passa numa Albânia marcada por tradições rígidas. Cruéis. A disputa por um pedaço de terra, que inclui o direito de ir e vir, está na origem da trama protagonizada pela família dos adolescentes Nik e Rudina.

Após um assassinato, os homens da família são condenados, pela família rival, a nunca mais sair de casa. Seu destino é o confinamento.

"Isso não acontece mais na Albânia, mas é algo que deixou marcas profundas", afirmou o diretor, há pouco, numa entrevista coletiva.

"Eu não quis fazer um filme sobre o perdão, mas sobre o embate entre a tradição e a modernidade, sobre o conflito de gerações. Para mim, a cena mais simbólica disso é aquela em que vemos o menino em casa, jogando vídeo-game. E então descobrimos que ele está ali porque não pode sair", disse.

Questionado, pelo repórter do UOL, sobre a similaridade temática entre seu filme e "Abril Despedaçado", de Walter Salles, Marston disse que não apenas conhece o filme, como conversou com o cineasta brasileiro sobre o assunto.

"Eu gosto muito do filme dele", pontuou. "Mas, apesar de tratarem do mesmo assunto, são, estilisticamente, muito diferentes."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página