Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2011 - 09h27

Carisma de Luciano Pavarotti é destaque na Coleção Folha

Publicidade

DE SÃO PAULO

No próximo domingo, 3/4, a Coleção Folha Grandes Óperas traz o carisma de Luciano Pavarotti. O tenor italiano atua em "Lucia di Lammermoor", de Donizetti, volume nove da coleção.

Dono de um timbre inconfundível e enorme facilidade para os agudos, Luciano Pavarotti (1935-2007) tornou a ópera popular com seus concertos ao ar livre.

As belas melodias e a escrita floreada do "bel canto" italiano eram uma especialidade de Pavarotti.

Temos o tenor aqui, portanto, em seu elemento natural ao atuar na história de amor proibido de dois jovens de famílias rivais escocesas.

Seu autor, Gaetano Donizetti (1797-1848), foi um compositor prolífico, de mais de 70 óperas, revelando talento tanto para a tragédia, quanto para a comédia.

Ele obteve estrondoso sucesso como o grande nome da ópera italiana entre a geração de Rossini (1792-1868) e a de Verdi (1813-1901).

O difícil papel-título de "Lucia di Lammermoor", que inclui uma cena de loucura virtuosística, é encarnado por Renata Scotto, enquanto Pavarotti faz o papel de seu amante, Edgardo.

A Coleção Folha Grandes Óperas oferece libretos completos no idioma original e em português que permitem ao leitor uma total compreensão da história.

Cada gravação de uma ópera pode conter diferenças em relação à partitura e ao libreto originais, resultando em uma obra única que se destaca no repertório.

Diferenças entre a gravação e o libreto oferecidos em cada volume desta série não significam que a gravação foi cortada ou não é integral.

Significa que foram tomadas decisões artísticas que resultaram em uma gravação com características específicas.

Da mesma forma que variam, por exemplo, os regentes, os intérpretes, as orquestras, e os teatros ou estúdios onde foram realizadas as inúmeras gravações disponíveis de uma mesma ópera.

Editoria de Arte / Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página