Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2011 - 23h43

OSB propõe readmitir músicos se aceitarem avaliação

Publicidade

CRISTINA GRILLO
DO RIO

Depois de mais de cinco horas de reunião com representantes dos músicos demitidos da OSB, a direção da Fosb (Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira) propôs a readmissão dos 44 instrumentistas afastados da instituição por justa causa desde que eles se comprometam a participar das audições de avaliação.

A proposta apresentada prevê também que as avaliações sofram algumas modificações a serem definidas entre músicos e a instituição. Na proposta não se faz referência a uma eventual substituição nos cargos de diretor artístico e regente, ocupados pelo maestro Roberto Minczuk.

A proposta da Fosb foi levada ao sindicato dos músicos, onde seria analisada pelos instrumentistas, que estavam reunidos.

A decisão definitiva sobre a aceitação ou não da proposta, no entanto, só será tomada na segunda-feira (11) pela manhã, em outra reunião. A resposta dos músicos será apresentada à Fosb à tarde.

Desde o início da crise entre músicos e direção da orquestra, no início de março, este é o primeiro sinal de uma tentativa de conciliação entre as duas partes.

As divergências começaram quando a direção comunicou aos músicos que eles passariam por avaliações. A maioria se recusou: dos 82 instrumentistas, apenas 35 fizeram a prova. Outros 44 foram demitidos por justa causa. Por conta da crise na instituição, músicos de renome no cenário internacional, como os pianistas Nelson Freire e Cristina Ortiz e Roberto Tibiriçã, cancelaram seus concertos previstos para a temporada 2011.

Sábado à tarde acontece o primeiro concerto da temporada 2011. O concerto terá a OSB jovem, orquestra formada por estudantes, com regência de Roberto Minczuk. Havia a previsão de apresentação dos bailarinos Ana Botafogo e Alex Neoral, mas na quinta-feira os dois anunciaram que haviam cancelado sua participação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página