Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2011 - 23h02

Londres terá maior leilão de arte britânica do século 20

Publicidade

DA EFE, EM LONDRES

O maior leilão de arte britânica do século 20 a chegar ao mercado e que inclui importantes obras de Lucian Freud, Henry Moore, Stanley Spencer e Edward Burra acontecerá no próximo dia 15 de junho na sala Sotheby's, em Londres.

O leilão trará obras da coleção Evill/Frost, que reúne pinturas e esculturas de outros renomados artistas britânicos, como Graham Sutherland, Patrick Heron, Paul Nash e Barbara Hepworth, além de móveis e porcelanas.

A renda obtida no evento, que se estima que supere amplamente os US$ 19,4 milhões, será revertida a projetos relacionados à arqueologia marinha, informou a casa de leilões.

Wilfrid Evill foi uma colecionadora com um gosto especial por arte contemporânea britânica do período entre guerras e seu apoio financeiro foi de grande ajuda para alguns dos mais célebres artistas do país.

A colecionadora estabeleceu uma especial amizade com Stanley Spencer (1891-1959), um dos artistas britânicos mais singulares do século passado, e conta com a mais importante coleção particular de suas obras.

Basta citar, por exemplo, entre as 18 que serão leiloadas, a intitulada "Workmen in the House", de 1935, que figura praticamente em todas as publicações dedicadas ao artista, e "Sunflower and Dog Worship", de 1937.

O leilão inclui também obras de Lucian Freud como "Boy on a Sofa", de 1944, na qual o grande pintor realista demonstra sua habilidade excepcional como desenhista e "Boat on the Beach" (1945), uma cena de praia de extraordinária singeleza, e "The Crucifixion", obra religiosa do surrealista Graham Sutherland.

Já de Edward Burra há, por exemplo, a pintura "Zoot Suits" (1948), que mostra um grupo de imigrantes jamaicanos recém-chegados a Londres e lembra o estado de excitação emocional do artista quando visitou Nova York em 1933 e foi testemunha do movimento cultural negro conhecido como "Renascimento do Harlem".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página