Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2011 - 21h30

Academia Real Inglesa dá título honorário a chinês Ai Weiwei

Publicidade

MIKE COLLETT-WHITE
DA REUTERS, EM LONDRES

A Academia Real Inglesa fez do detido artista chinês Ai Weiwei um membro honorário junto ao pintor dinamarquês Per Kirkeby, disse a prestigiada instituição de arte nesta quarta-feira (1º).

O título de acadêmico honorário vai para artistas que não moram na Grã-Bretanha, mas eles não tomam decisões sobre o futuro da Academia Real. Os 80 acadêmicos regulares, que são todos artistas atuantes, votam em dois novos membros honorários a cada ano.

A Academia Real classificou Ai, preso na China desde que foi capturado no aeroporto internacional de Pequim em 3 de abril, como "uma das figuras culturais mais significativas da sua geração na China e internacionalmente".

A instituição não fez nenhuma menção à prisão de Ai, que gerou reação internacional no mundo das artes e fora dele. Defensores do artista dizem que ele é vítima de um ataque contra dissidentes, enquanto as autoridades chinesas alegam que ele é suspeito de "crimes econômicos".

O artista de 54 anos é muito popular na Grã-Bretanha, especialmente depois da sua mostra na galeria Tate Modern, em Londres, chamada "Sementes de Girassol", na qual ele cobriu o chão da cavernosa Turbine Hall com milhões de replicas de sementes feitas à mão em porcelana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página