Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2011 - 16h02

Estreia na Espanha ópera sobre vida de Salvador Dalí

Publicidade

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Na esteira de óperas feitas por artistas como Marina Abramovic, Doug Aitken e Matthew Barney, acabou de estrear em Madri uma ópera sobre a vida de um dos artistas mais influentes do século 20.

Destrinchada em quatro atos, a vida do surrealista espanhol Salvador Dalí é o mote central da ópera "Yo, Dalí", que teve as primeiras sessões no teatro de La Zarzuela, na capital espanhola, e abre temporada em outubro no Gran Teatre del Liceu, em Barcelona.

Mas já começa atrasada. Encomendada pelo Ministério da Cultura espanhol para celebrar o centenário de Dalí em 2004 a peça só foi concluída agora, sete anos depois, com libreto do compositor Xavier Benguerel.

Segundo a imprensa estrangeira, Benguerel tentou conseguir o apoio do biógrafo irlandês Ian Gibson, autoridade máxima em figuras como o poeta Federico García Lorca e artistas de sua geração, como Dalí, mas o escritor não se interessou pelo projeto.

Quase tudo que está em "Yo, Dalí", em especial sua vida ao lado da mulher, Gala, foi tirado de um livro do dramaturgo espanhol Jaime Salom, autor de "Casi una Diosa" (quase uma deusa), livro de 1993 sobre a relação entre o artista e sua mulher.

25.fev.1971/AP
O pintor espanhol surrealista, Salvador Dalí, durante entrevista em Nova York em 1971
O pintor espanhol surrealista, Salvador Dalí, durante entrevista em Nova York em 1971
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página