Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2011 - 09h07

Deborah Colker cria versão dançada de Púchkin

Publicidade

AMANDA QUEIRÓS
DE SÃO PAULO

Contar uma história por meio da dança nunca foi fácil. Nos balés clássicos, por exemplo, a narrativa é conduzida pela pantomima, e não pelos passos dançados.

Mesmo ciente dessa limitação, a coreógrafa carioca Deborah Colker não descansou até achar algo com começo, meio e fim para levar à cena. Não bastasse a fixação na história, a que ela encontrou exigia um trânsito espinhoso: uma adaptação literária.

Baseada em "Evguêni Oniéguin", do russo Aleksandr Púchkin (1799-1837), "Tatyana" chega enfim a São Paulo.

Leonardo Aversa/Divulgação
Bailarinos da Cia. de Dança Deborah Colker em "Tatyana", que entra em cartaz hoje em São Paulo
Bailarinos da Cia. de Dança Deborah Colker em "Tatyana", que entra em cartaz hoje em São Paulo

Após estrear no Festival de Curitiba, em março, e cumprir temporada no Rio, a peça fica em cartaz de hoje até o dia 18 no teatro Alfa.

Colker escolheu Púchkin após considerar outras tramas, como "Medeia", "Carmen" e "Romeu e Julieta".

"Vi a necessidade de contar uma história, algo que a dança contemporânea fez questão de negar", afirma ela, que embarcou no projeto após dirigir "Ovo", espetáculo do Cirque du Soleil.

Na trama, Oniéguin é um dândi que, em visita ao interior, encanta a provinciana Tatyana e a esnoba. Anos depois, falido, ele a reencontra, já casada e mais sofisticada, e cai de amores por ela.

Na versão de Colker, há apenas quatro personagens e cada um é dançado por mais de um bailarino. A coreógrafa também incluiu o próprio Púchkin na cena, que ela reveza com Dielson Pessoa.

Outra marca da releitura é a inversão de protagonistas. Sai Oniéguin, entra Tatyana, tida por Colker como a verdadeira estrela do livro.

"Essa é uma obra sobre a vida, sobre escolhas que tomamos e as transformações por que passamos por conta delas. Vi que podia, sim, contar isso por meio da dança."

TATYANA
QUANDO sex., às 21h30, qua., qui., e sáb., às 21h, e dom., às 18h; até 18/9
ONDE Teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 0/xx/11/5693-4000)
QUANTO de R$ 40 a R$ 100
Classificação livre

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página