Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2011 - 18h14

Rubens Figueiredo e José Castello estão entre finalistas do Jabuti

Publicidade

DE SÃO PAULO

Os finalistas da 53ª edição do Prêmio Jabuti, o mais tradicional do país, foram apurados na manhã e na tarde desta quarta-feira, 21 de setembro, em São Paulo. São dez finalistas em cada categoria; quando há empate, podem se classificar mais que dez

A lista completa você encontra no site www.cbl.org.br/jabuti

Os vencedores de cada categoria serão apurados no dia 18 de outubro. A festa de premiação ocorre em 30 de novembro, quando são anunciados o melhor do ano de ficção e não-ficção, escolhidos entre os vencedores de cada categoria.

Entre os finalistas na categoria romance, encontram-se: "Paisagem com Dromedário", Carola Saavedra, "Ribamar", de José Castello, "O Evangelho de Barrabás", de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta; "Passageiro do Fim do Dia", de Rubens Figueiredo, "Dom Frutos", de Aldir Garcia Schlee; "Hotel Brasil", Frei Betto; "Minha Mãe se Matou sem Dizer Adeus", Evandro Affonso Ferreira; "Cidade Livre", João Almino; "Hotéis à Beira da Noite", de Perjohns; "Suposta Biografia do Poeta da Morte", Elias Antunes; "Os Malaquias", de Andrea Del Fuego.

Entre os finalistas de contos e crônicas, estão: "Desgracida", Dalton Trevisan; "A Pedagogia dos Caracóis", Rubem Alves; "A Vida É um Show", Guga de Oliveira; "Ficção Interrompida", Diógenes Moura; "Meio Intelectual, Meio de Esquerda", Antonio Prata; "A Placenta e o Caixão", de Deonísio da Silva; "O Mau Vidraceiro", Nuno Ramos, "A Sordidez das Pequenas Coisas", Alessandro Garcia; "Três Dúvidas", Leonardo Brasiliense; "Retratos Imorais", Ronaldo Correia de Brito; "Anônimos", Silviano Santiago; "Louca Uma Ova", Raymundo Nonato A. Siqueira.

Na categoria reportagem, há: "1822", de Laurentino Gomes; "Lugar de Repórter ainda é na Rua", de Mauro Junior e José Roberto de Ponte; "O Assalto ao Poder", de Carlos Amorim; "O Cardeal e O Repórter", de Ricardo Carvalho; "Amazonia de Euclides", de Daniel Piza, "Pedro e os Lobos", de João Roberto Laque; "OS Sertões - Um Livro Reportagem", Fabiana Moraes; "O Irã sob o Chador", de Adriana Carranca e Marcia Camargos; "Conversa sobre o Tempo", Zuenir Ventura, Luis Fernando Verissimo e Arthur Dapieve; "Sou Feliz, Acredite", de Monica Bernardes e Mauro Tertuliano.

Em poesia, foram classificados: "Modelos Vivos", de Ricardo Aleixo; "Bella Donna", Tite de Lemos; "Em Alguma Parte Alguma", de Ferreira Gullar, "Em Trânsito", de Alberto Martins; "Poemas Reunidos", de Geraldo Carneiro; "Linear G", Gilberto Mendonça Telles; "As Horas de Catharina", de Bruno Tolentino; "A Duração do Dia", da Adelia Prado; "Poesia Completa", de Manoel de Barros; "NDA", Arnaldo Antunes.

Na categoria biografia, são finalistas: "De Menino a Homem", inédito de Gilberto Freyre, já falecido; "Correspondência Mario de Andrade & Henriqueta Lisboa", de Eneida Maria de Souza; "50 Anos a Mil", de Lobão; "Viva Pagu", de Lúcia Maria Teixeira Furlani e Geraldo Galvão Ferraz; "O Teatro & Eu", Sergio Britto; "Seu Adolpho", de Felipe Pena; "Alceu Penna e As Garotas do Brasil", de Gonçalo Junior; "Ruth Cardoso", de Ignacio de Loyola Brandão; "Cortez: A Saga de Um Sonhador", de Teresa Sales e Goimar Dantas; "Nássara Passado a Limpo", de Carlos Didier.

Os vencedores de cada categoria serão apurados no dia 18 de outubro. A festa de premiação ocorre em 30 de novembro, quando são anunciados o melhor do ano de ficção e não-ficção, escolhidos entre os vencedores de cada categoria.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página