Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2011 - 07h50

Indicação não quis reparar erro, diz roteirista sobre "Tropa 2"

Publicidade

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DE SÃO PAULO

O roteirista Bráulio Mantovani teve uma boa notícia na última terça-feira (dia 20/9), quando "Tropa de Elite 2" foi o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga entre os cinco indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Também coprodutor do filme, dirigido por José Padilha, ele diz que não acha que a indicação tenha sido para corrigir a escolha de 2007, quando "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburger, foi o eleito --mas não entrou entre os finalistas.

"A escolha é feita a cada ano por uma comissão diferente. O trabalho dela é escolher um filme que, pelo menos em teoria, tenha chances de conseguir a indicação. Por que as pessoas da comissão perderiam tempo avaliando escolhas passadas para encontrar erros e tentar repará-los? Seria uma idiotice", afirma.

Moacyr Lopes Júnior/Folhapress
Bráulio Mantovani, roteirista do filme "Tropa de Elite", nega que indicação seja para reparar erro
Bráulio Mantovani, roteirista do filme "Tropa de Elite", nega que indicação seja para reparar erro

Para ele, escolher é algo "absolutamente subjetivo, uma vez que é impossível testar empiricamente duas hipóteses neste caso". "Nada garante que 'Tropa de Elite' conquistaria a indicação se fosse o escolhido em 2007. Se eu não tivesse escrito nenhum dos filmes naquele ano e fosse da comissão, teria escolhido 'Tropa'. Mas isso não significa que eu estaria certo. Seria apenas a minha opinião."

O diretor de fotografia Lula Carvalho, também responsável pelo longa, diz que o filme merece pela quantidade de gente que o assistiu --um recorde de 11 milhões de espectadores.

"Eu já esperava [pela indicação] desde o primeiro filme, pelo fenômeno que foi, com as pessoas repetindo frases do 'Tropa' na rua antes mesmo de ele estrear. Estou orgulhoso. Espero que a gente consiga vencer as outras etapas no Oscar", conta à Folha por telefone, do Rio.

Entretanto não sabe dizer o que pode fazer o filme levar a estatueta hollywoodiana. "Ele emenda bem a realidade na ficção. Mas não entendo a fórmula para dar certo. O mérito é ser um bom filme. Talvez isso faça a diferença", finaliza.

Os indicados ao Oscar serão anunciados em 24 de janeiro. Os vencedores saem em cerimônia em 26 de fevereiro em Los Angeles.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página