Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2011 - 17h20

Barretão critica Fernando Meirelles e Walter Salles Jr.

Publicidade

AMANDA QUEIRÓS
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

Em seminário realizado nesta quarta (28) sobre os rumos do audiovisual brasileiro, durante o 44º Festival de Brasília, o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto, o Barretão, criticou cineastas individualistas e citou os nomes de Fernando Meirelles ("Cidade de Deus") e Walter Salles Jr. ("Central do Brasil") como exemplos.

"Cinema é um processo coletivo. Sempre foi. Alguns cineastas pensam que podem se construir sozinhos", afirmou.

Segundo ele, Meirelles e Salles são "pessoas que se alienaram e nunca colocaram seu prestígio em favor do cinema brasileiro, mas somente em favor de suas carreiras".

Em sua fala, Barreto defendeu a união dos artistas na briga por políticas mais sólidas para o setor do cinema e do audiovisual.

Ele também propôs que o governo federal siga o exemplo do modelo já executado no setor da agricultura e divida o Ministério da Cultura em dois: o Ministério das Indústricas Culturais (voltado para a produção mais comercial) e o Ministério do Desenvolvimento Cultural (preocupado com o fomento de trabalhos mais autorais e com menos apelo de venda).

SEM DIRCEU

A mesa da qual Barreto participou deveria contar com a presença do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. No entanto, o atraso em um voo impediu que ele chegasse a tempo.

A participação de Dirceu durante o seminário vinha provocando controvérsia nos corredores do Festival de Brasília. O questionamento se dava pela falta de um envolvimento direto dele com o tema.

O coordenador-geral do Festival de Brasília, Nilson Rodrigues, defendeu o convite. "Ele participou ativamente do processo de discussão sobre a criação da Ancine, do projeto da Ancinav e da militância recente pela aprovação do PL 116 ", afirmou.

A repórter AMANDA QUEIRÓS viajou a convite do festival

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página