Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2011 - 07h30

Ultra Music Festival traz música eletrônica de volta ao Brasil

Publicidade

CAROL NOGUEIRA
DE SÃO PAULO

A música eletrônica volta ao Brasil no dia 3 de dezembro. OK. Não é bem isso, mas quase. "Abandonado" por grandes festivais do gênero, como os extintos Skol Beats e Nokia Trends, o país ganha um novo evento de peso: o Ultra Music Festival (UMF).

Entre as atrações, duas são inéditas: os grupos Swedish House Mafia (SHM) e Major Lazer. Há ainda a dupla de electro MSTRKRFT e o DJ Laidback Luke.

Formado pelos DJs suecos Axwell, Steve Angello e Sebastian Ingrosso, líderes das paradas europeias, o SHM existe há apenas três anos, mas já integra a lista dos cem melhores DJs da revista "DJMag", a "bíblia" do gênero.

O único disco, "Until One" (2010), tem estrelas: Pharrell Williams, David Guetta, Daft Punk e Coldplay -uma verdadeira "farofa" eletrônica.

Reuters
Os DJs Sebastian Ingrosso, Axwell e Steve Angello, do grupo Swedish House Mafia
Os DJs Sebastian Ingrosso, Axwell e Steve Angello, do grupo Swedish House Mafia

O som não é inovador, mas é suficientemente divertido para agitar as pistas da capital mundial do gênero, Ibiza.

Eles já vieram ao país individualmente. Tanto que Angello saudou a Folha, ao telefone, com um "tudo bem?" em português perfeito. "O Brasil é um dos principais países da música dance", diz.

Nesta semana, eles anunciaram para 2012 um show no Milton Keynes Bowl, na Inglaterra, para 65 mil pessoas -o veterano Prodigy foi o único a tocar lá (e lotar). "É melhor do que escolher locais pequenos e cobrar caro", diz.

E o que está no repertório do Brasil? Ele faz suspense: "Se quiser saber, tem de ir".

AGORA VAI?

Na prática, esta é a segunda edição do festival. Em 2010, o evento pecou ao contratar o DJ set, e não Live PA, de Groove Armada e Moby, o que irritou os fãs do estilo -no live, o som é feito na hora, já o DJ set usa bases gravadas.

Desta vez, só Luke fará DJ set. Mas as atrações não animam muito -circulavam na rede nomes maiores, como Chemical Brothers e Prodigy.

O público também é relativamente pequeno (25 mil pessoas, no Anhembi).

A nova versão é a chance de o UMF se redimir. Desta vez, é organizado por outra empresa, a XYZ Live -que estava por trás do Skol Beats- e tem curadores experientes. Coi Freitas e Marcos Boffa foram responsáveis pelo line-up de festivais como Sónar, Nokia Trends, Motomix e Planeta Terra. O Ultra pode, enfim, decolar. Os fãs de eletrônica agradecem.

ULTRA MUSIC FESTIVAL
Quando 3 de dezembro
Onde Complexo Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana)
Quanto R$ 150 (mulher); R$ 180 (homem)
Classificação 18 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página