Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2011 - 13h20

Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a todas as capitais brasileiras

Publicidade

AMANDA QUEIRÓS
DE SÃO PAULO

Sem fazer muito alarde, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul foi conquistando território. Na sexta edição, que abre nesta segunda em São Paulo, ela alcança, enfim, todo o país.

Pela primeira vez o festival exibirá sua programação em todas as 26 capitais brasileiras e em Brasília --meta almejada desde a primeira edição do evento, que é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos e tem foco na exibição de ficções e documentários com abordagens sociais.

ªO circuito é cada vez mais ingrato. Um festival como esse consegue levar filmes para cidades onde eles jamais chegariam em sua distribuição comercialº, afirmou o curador Francisco César Filho.

Se no ano passado o destaque esteve nos filmes latinos -contando inclusive com a presença do astro argentino Ricardo Darín-, o foco desta edição são três documentários brasileiros inéditos dirigidos por cineastas mulheres.

Um deles é o longa de abertura. "Quem se Importa", de Mara Mourão ("Doutores da Alegria"), coleta entrevistas com grandes nomes do empreendedorismo social.

Os outros dois títulos são "Céu Sem Eternidade", de Eliane Caffé ("O Sol do Meio-Dia"), que narra o drama de uma comunidade quilombola de Alcântara, no Maranhão, diante do avanço da base de lançamento de foguetes naquelas terras, e "E a Terra se Fez Verbo", de Érika Bauer ("Dom Hélder - O Santo Rebelde"), que reúne depoimentos de quem luta contra opressões na região da Prelazia de São Felix do Araguaia, no Mato Grosso.

Para não ficar só nos documentários, o festival incluiu uma seleção de ficções (mesmo que antigas) baseadas nesta temática. "A tendência de festivais desse tipo pelo mundo é reunir documentários, mas buscamos um leque que não se restrinja a isso, com filmes que também mexam com o imaginário das pessoas", disse César Filho.

Estão nessa lista "Central do Brasil" (1998), de Walter Salles Jr., e "Bicho de Sete Cabeças" (2000), de Laís Bodanzky.

Ao todo serão exibidos 47 filmes, entre curtas e longas. Como em todas as edições anteriores, a entrada é gratuita e há sessões com audiodescrição e legendagem, voltadas a cegos e surdos.

Divulgação
Cena do documentário "Céu Sem Eternidade", de Eliane Caffé. Crédito: Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Cena do documentário "Céu Sem Eternidade", de Eliane Caffé

MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS
QUANDO de hoje a domingo
ONDE Cinesesc (r. Augusta, 2.075, São Paulo, 0/xx/11/3087-0500)
QUANTO grátis
PROGRAMAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO www.cinedireitoshumanos.org.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página